PUBLICIDADE

Oriente Médio

Israel ordena demolição de 9 casas de colônia na Cisjordânia

Colônia de Ofra, uma da mais antigas da Cisjordânia, tem 3.400 habitantes

9 fev 2015 - 10h36
(atualizado às 13h57)
Compartilhar
Exibir comentários
Mulheres israelense caminham em assentamento judaico conhecido como "Gevaot", perto de Belém. 31/08/2014
Mulheres israelense caminham em assentamento judaico conhecido como "Gevaot", perto de Belém. 31/08/2014
Foto: Ronen Zvulun / Reuters

A Suprema Corte de Israel ordenou a demolição de nove casas construídas em terrenos privados de palestinos, na colônia de Ofra, ao norte de Jerusalém, na Cisjordânia ocupada.

A decisão, anunciada na noite de domingo, ocorre depois que em dezembro a mesma corte decretou que devem ser demolidos todos os edifícios de uma colônia levantada em Amona, onde 50 famílias vivem na periferia de Ofra.

"Devido à dificuldade de colocar em andamento a demolição, já que há famílias que vivem nos edifícios, proponho que as ordens de destruição sejam realizadas em um prazo de dois anos a partir desta sentença", disse o diretor do tribunal, Asher Grunis.

A colônia de Ofra, uma da mais antigas da Cisjordânia, tem 3.400 habitantes.

Está situada muito além da linha verde, que marca as fronteiras de Israel em 1967, e se encontra isolada dos blocos de assentamentos que Israel quer conservar em caso de acordo com os palestinos.

A comunidade internacional considera ilegais todas as colônias construídas na Cisjordânia ocupada e em Jerusalém Oriental, tendo sido autorizadas ou não pelo governo israelense.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade