PUBLICIDADE

Oriente Médio

Insurgentes atacam base aérea no Iraque

Ação acontece no mesmo dia em que as primeiras equipes de assessores americanos desembarcam no país para prestar assistência ao governo iraquiano

25 jun 2014 - 08h55
(atualizado em 26/6/2014 às 15h46)
Compartilhar
Exibir comentários

Militantes atacaram nesta quarta-feira uma das maiores bases aéreas do Iraque no mesmo dia em que as primeiras equipes de assessores dos Estados Unidos chegavam ao país para auxiliar as forças de segurança iraquianas e definir como ajudar o governo a conter uma crescente insurgência sunita.

Duas semanas de avanços dos militantes liderados pelo grupo Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL), uma ramificação da Al Qaeda, ameaçam fragmentar o país dois anos e meio depois da retirada das tropas norte-americanas.

<p>Membros da forças de segurança do Iraque combatem insurgentes do grupo militante sunita Estado Islâmico do Iraque e do Levante na aldeia de Ibrahim bin Ali, a oeste de Bagdá, em 24 de junho</p>
Membros da forças de segurança do Iraque combatem insurgentes do grupo militante sunita Estado Islâmico do Iraque e do Levante na aldeia de Ibrahim bin Ali, a oeste de Bagdá, em 24 de junho
Foto: Reuters

O secretário de Estado dos EUA, John Kerry, pediu na terça-feira aos líderes da região autônoma do Curdistão iraquiano que, em face do ataque violento dos militantes, se mantenham aliados ao governo de Bagdá.

Nas primeiras horas desta quarta-feira os militantes, entre os quais membros do EIIL e de tribos sunitas aliadas, entraram em confronto com forças iraquianas na cidade de Yathrib, 90 quilômetros ao norte de Bagdá, disse o vice-prefeito da cidade. Quatro militantes foram mortos, segundo relataram.

Os insurgentes também cercaram uma grande base aérea nas imediações, conhecida como "Acampamento Anaconda" na época da ocupação dos EUA, e atacaram o local com morteiros. Testemunhas disseram que a base estava cercada em três lados.

Foto: Arte Terra

Foto: Arte Terra

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade