PUBLICIDADE

Oriente Médio

Grupo extremista Hamas rejeita ideia de desarmamento em Gaza

O premiê israelense faz do desarmamento do movimento islâmico um pré-requisito para um acordo de longo prazo

28 ago 2014 - 15h38
Compartilhar
Exibir comentários
Khaled Meshaal participa de uma coletiva de imprensa em Doha, em 23 de julho
Khaled Meshaal participa de uma coletiva de imprensa em Doha, em 23 de julho
Foto: Reuters

O líder do movimento islâmico palestino Hamas, Khaled Meshaal, rejeitou nesta quinta-feira qualquer tentativa de desarmar seus combatentes na Faixa de Gaza, uma das exigências de Israel para um acordo de longo prazo.

"As armas da resistência são sagradas. E nós não vamos aceitar que sejam colocadas na agenda" de discussões das próximas negociações previstas pelo acordo de cessar-fogo em Gaza, disse Meshaal durante uma coletiva de imprensa em Doha (Catar), onde vive no exílio.

"Esta questão não pode ser objeto de barganha ou negociação. Ninguém pode desarmar o Hamas e sua resistência", acrescentou, desafiando o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu, que faz do desarmamento do movimento islâmico um pré-requisito para qualquer acordo de longo prazo.

Um acordo de cessar-fogo foi concluído na terça-feira entre Israel e os islamitas palestinos após 50 dias de uma guerra que deixou mais de 2.140 mortos e 11.000 feridos entre os habitantes de Gaza e 70 israelenses mortos.

Ele prevê a flexibilização do bloqueio de Gaza imposto por Israel desde 2006 e que sufoca os 1,8 milhão de habitantes do enclave palestino.

Além da desmilitarização do território, a reabertura do aeroporto e porto em Gaza devem ser discutidas no Cairo.

Israel X Hamas: compare o poder bélico  Israel X Hamas: compare o poder bélico

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade