PUBLICIDADE

Oriente Médio

Famílias fogem de cidade líbia após confrontos com Estado Islâmico

16 mar 2015 - 19h14
(atualizado às 19h14)
Compartilhar
Exibir comentários

Dezenas de famílias fugiram da cidade litorânea de Sirte, na Líbia, nesta segunda-feira, após dois dias de confrontos entre militantes do Estado Islâmico e combatentes leais ao governo sediado em Trípoli e diante da provável escalada na violência.

Combatente do grupo Amanhecer Líbio segura arma perto de Sirte. 16/03/2015.
Combatente do grupo Amanhecer Líbio segura arma perto de Sirte. 16/03/2015.
Foto: Goran Tomasevic / Reuters

Testemunhas relataram que famílias lotaram carros e seguiram em direção a Misrata, refúgio do grupo armado Amanhecer Líbio, que apoia o governo autoproclamado que controla a capital do país, Trípoli. Cerca de 20 carros retiraram os funcionários de um hospital.

Uma enfermeira que fugia de Sirte disse à Reuters ter sido aconselhada por seu supervisor a deixar a cidade por causa de confrontos iminentes. Combustível começou a faltar e algumas lojas fecharam, disse um outro morador. 

A TV árabe Al-Arabiya disse em seu site que militantes do Estado Islâmico sequestraram funcionários de saúde em Sirte. A Reuters não pôde confirmar a informação. 

Duas enfermeiras sérvias que viajavam junto com uma colega búlgara disseram ter visto militantes do EI enquanto deixavam Sirte, mas não foram paradas. 

A Espanha disse nesta segunda que a União Europeia deveria considerar um embargo ao petróleo líbio e um congelamento de ativos do banco central líbio caso fracassem as negociações mediadas pela Europa para resolver a crise no país.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade