Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Oriente Médio

EI arrecada fundos por cibercafés, drogas e petróleo ilegal

Os cibecafés são uma das principais fontes de renda do grupo - e o número de estabelecimentos aumentou de 20 para 500 somente em Raqqa

23 fev 2015 - 10h46
Compartilhar
Exibir comentários
Imagen de archivo de militantes del Estado Islámico con una bandera del EI durante una parada militar en la provincia de Raqqa
Imagen de archivo de militantes del Estado Islámico con una bandera del EI durante una parada militar en la provincia de Raqqa
Foto: Reuters en español

O grupo jihadista Estado Islâmico foi fundado com dinheiro do mercado negro de petróleo, drogas ilícitas e cafés com internet, segundo ativistas afirmaram neste domingo. O grupo possui recursos financeiros importantes na Síria por supostamente vender eletricidade e gás ao governo. As informações são do Daily Mail.

Segundo informou o grupo ativista Raqqa is Being Slaughtered Silently (RBSS), o grupo extremista teria um acordo secreto com o governo de Bashar al-Assad e venderia gás e eletricidade ao governo, já que controla áreas importantes na Síria, como campos de gás e barragens.

Os cibecafés, por exemplo, são uma das principais fontes de renda do grupo - e o número de estabelecimentos aumentou de 20 para 500 somente na província de Raqqa, deste que o Estado Islâmico tomou a área.

Veja navio de onde partem ataques contra o 'Estado Islâmico':

O grupo terrorista também impõe taxas aos cidadãos das cidades conquistadas, nas quais clamam promover um califado, entre eles impostos sobre serviços como eletricidade, contas telefônicas, serviços de higiene, e produtos importados. Assim, diferente de outros grupos jihadistas como o al-Qaeda, o EI não depende profundamente do dinheiro de doações ou da movimentação de recursos pelas fronteiras internacionais.

A coalizão internacional, liderada pelos Estados Unidos, já fez tentativas para cortar os fundos dos militantes extremistas, porém a organização consegue continuar criando formas independentes de arrecadar capital.  

Desvendando o Estado Islâmico Desvendando o Estado Islâmico

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade