PUBLICIDADE

Oriente Médio

Cúpula sobre acordo nuclear iraniano termina sem avanços

EUA e aliados europeus querem limitar capacidade do Irã de produzir urânio enriquecido

13 jul 2014 - 16h48
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Teer&atilde; argumenta que precisa do produto para alimentar sua usina nuclear com fins pac&iacute;ficos</p>
Teerã argumenta que precisa do produto para alimentar sua usina nuclear com fins pacíficos
Foto: AFP

A cúpula ministerial que os Estados Unidos e as potências europeias realizam com o Irã em Viena para tentar fechar um acordo sobre o programa nuclear iraniano não foi suficiente para resolver as diferenças que separam às duas partes, segundo reconheceu neste domingo o secretário de Relações Exteriores do Reino Unido, Willian Hague.

"Não foi feito um grande avanço nas conversas de hoje, mas o encontro foi importante para os ministros se reunirem e discutirem o assunto", afirmou Hague aos jornalistas. O chefe da diplomacia britânica declarou que enormes diferenças ainda estão presentes entre as grandes potências e o Irã, especialmente no que diz respeito à quantidade e o tipo de urânio enriquecido que pode ser produzido em Teerã.

Este combustível nuclear tem uso civil e militar no país persa. Os EUA e os aliados europeus querem limitar a capacidade do Irã de produzir urânio enriquecido, enquanto Teerã argumenta que precisa do produto para alimentar sua usina nuclear com fins pacíficos.

O ministro britânico indicou que não houve "grandes mudanças na situação da partida" após os encontros bilaterais e multilaterais que teve com os ministros de Relações Exteriores de EUA, Alemanha, França e Irã. Contudo, Hague insistiu que os encontros seguirão na próxima semana e afirmou que os esforços ainda estão concentrados em tudo o que "pode ser feito antes do dia 20 de julho".

Essa é a data limite que o Irã e as grandes potências marcaram para um acordo quando, em novembro do ano passado, fixaram o roteiro de negociações. Hague indicou que a possibilidade de ampliação do prazo será discutida apenas "quando ficar claro que não se pode mais conseguir mais progressos nos diálogos". 

"Este assunto é muito importante para ser deixado de lado. (...). Há muito em jogo. Resolver essa questão dará satisfação ao mundo todo. É importante para que todos possam ter certeza de que as atividades nucleares do Irã são apenas para fins pacíficos", advertiu Hague.

O Irã e as grandes potências negociam há seis meses um acordo que visa acabar definitivamente com as dúvidas se o programa nuclear iraniano tem o objetivo de desenvolver armas atômicas, algo que Teerã nega.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade