PUBLICIDADE

Oriente Médio

Comissão da ONU denuncia aumento de crimes por extremistas na Síria

16 set 2013 - 08h04
(atualizado às 08h52)
Compartilhar
Exibir comentários

A comissão criada pela ONU para investigar as violações dos direitos humanos na guerra da Síria denunciou nesta segunda-feira o "aumento significativo" dos crimes perpetrados por grupos opositores extremistas e combatentes estrangeiros que entraram no país.

"Brigadas inteiras são agora formadas por combatentes que ingressaram na Síria, com os Al-Muhajireen como os mais ativos", disse o presidente da comissão, o brasileiro Paulo Sergio Pinheiro, na apresentação do relatório mais recente da comissão ao Conselho de Direitos Humanos da ONU.

As Brigadas de Al-Muhajireen são um grupo jihadista formado para participar do conflito sírio e filiado ao extremista "Estado Islâmico do Iraque e do Levante", que por sua vez é ligado a Al Qaeda. 

Pinheiro relatou denúncias e evidências do assassinato por parte de opositores extremistas de soldados em pelo menos uma localidade, de civis curdos em pelo menos três episódios diferentes e massacres em redutos alauítas, a minoria a qual pertence a família do presidente Bashar al-Assad.

Segundo a comissão, os rebeldes extremistas sequestraram centenas de curdos no norte de Aleppo, em Al Raqqah e em Al Hasakah para trocá-los depois por presos opositores. Os crimes denunciados pela comissão correspondem unicamente ao período compreendido entre o final de julho e início de agosto.

A equipe também denunciou as forças do governo sírio por bombardeios indiscriminados contra civis e por praticar sistematicamente a tortura em centros de detenção, inclusive contra crianças. "O governo continuou sua incansável campanha de bombardeios aéreos e ataques com artilharia em todo o país. Documentamos ataques ilegais em doze das quatorze governações da Síria", segundo Pinheiro.

O presidente descreveu que os ataques foram particularmente intensos em Damasco, Homs e Aleppo, assim como nas zonas rurais destas três cidades, enquanto "armas de fragmentação (proibidas pelas normas internacionais) continuam sendo usadas em Idlib".

Para transmitir a dimensão do horror que vive a população síria, Pinheiro descreveu o ataque contra uma escola ocorrido em 26 de agosto em uma zona de Aleppo. "Uma bomba incendiária foi lançada de um avião, o fogo matou imediatamente oito alunos e outros cinquenta, entre 14 e 17 anos, sofreram terríveis queimaduras em 80% do corpo. Muitos deles não sobreviverão. Não há evidência de que houvesse nenhum alvo próximo da escola", denunciou.

Além disso, o presidente da comissão se referiu às operações atribuídas às forças do regime contra hospitais e equipes médicas, dos quais a mais recente ocorreu na quinta-feira passada, "quando aviões do governo atacaram o terreno de um hospital perto de Aleppo, matando onze pessoas e ferindo uma dúzia mais".

Guerra na Síria para iniciantes
AFP AFP
AFP AFP

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/infograficos/raio-x-maquina-guerra/" href="http://noticias.terra.com.br/infograficos/raio-x-maquina-guerra/">Raio-x de uma máquina de guerra</a>
EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade