PUBLICIDADE

Oriente Médio

Cabeça de ataque a Charlie Hebdo é morto pelos EUA no Iêmen

Um substituto ao chefe do Al-Qaeda do Iêmen já foi escolhido e se trata de antigo chefe militar

16 jun 2015 - 07h32
(atualizado às 08h32)
Compartilhar
Exibir comentários
O chefe da Al-Qaeda no Iêmen foi morto em bombardeio norte-americano, segundo confirmou o grupo terrorista
O chefe da Al-Qaeda no Iêmen foi morto em bombardeio norte-americano, segundo confirmou o grupo terrorista
Foto: Twitter

A Al-Qaeda no Iêmen informou que seu líder, Nasser al-Wuhayshi, foi morto em um bombardeio americano em um grande ataque dos Estados Unidos contra a ramificação mais forte do grupo militante global.

"Nós da Al-Qaeda na Península Arábica (AQAP) lamentamos à nação muçulmana... que Abu Baseer Nasser bin Abdul Karim al-Wuhayshi, que Deus descanse sua alma, morreu em um ataque norte-americano direcionado a ele e a dois de seus irmãos mujahideen, que Deus descanse suas almas", disse o membro sênior da AQAP Khaled Batarfi.

Siga o Terra Notícias no Twitter

De acordo com o canal CNN, que citou duas fontes do Departamento de Segurança Nacional do Iêmen, Naser al-Wahishi, considerado o número dois da Al-Qaeda, morreu no dia 12 de junho na região de Hadramut, ao leste de Áden. Em 2013 ele foi designado adjunto do líder da Al-Qaeda, Ayman al-Zawahiri. 

O grupo se reuniu e nomeou o antigo chefe militar Qassim al-Raymi como seu substituto, informou.

Al-Wuhayshi, um carismático ex-sócio de Osama bin Laden, liderou o grupo durante ataques a bomba frustrados contra companhias aéreas internacionais e reivindicou responsabilidade pelo ataque a tiros ao jornal satírico francês Charlie Hebdo, dizendo que foi uma punição por insultos ao profeta Maomé.

Vídeo mostra discurso antiamericano de Osama Bin Laden:

O grupo também orquestrou um número de ataques espetaculares dentro do Iêmen nos últimos anos, mirando em ministérios do governo, acampamentos militares e soldados, nos quais centenas de pessoas foram mortas.

A Al-Qaeda não especificou como ou quando Wuhayshi foi morto. Alguns moradores da cidade iemenita de Mukalla relataram um ataque a drone suspeito na sexta-feira.

Com informações da AFP e Reuters

Documentos revelados pela CIA lançam luz sobre Bin Laden:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade