PUBLICIDADE

Oriente Médio

Celebridades tomam partido na campanha eleitoral americana

6 nov 2012 - 09h36
Compartilhar

As eleições presidenciais dos Estados Unidos, que acontecem nesta terça-feira, contaram, nos últimos meses, com o apoio massivo de celebridades aos candidatos Barack Obama, do Partido Democrata, e Mitt Romney, do Partido Republicano.

Especiais
Entenda o funcionamento do processo eleitoral americano
Acompanhe as pesquisas nos Swing States, os Estados decisivos
Nesta eleição, o assunto é a economia; entenda

Celebridades escolheram seus candidatos presidenciais
Celebridades escolheram seus candidatos presidenciais
Foto: Reprodução

Especial traz reportagens dos bastiões democratas e republicanos
Infográfico mostra o poder do voto latino e o custo da campanha
Veja como foram os debates presidenciais

Perfis dos candidatos
Barack Obama: do sonho do idealismo ao esforço do realismo
Romney e os republicanos: entre o favoritismo e o ceticismo

A presença de pessoas famosas na campanha teve início com o pedido para que as pessoas apenas votassem, já que o sufrágio é facultativo no país. Aproveitando o alto alcance das celebridades nas redes sociais, diversos movimentos políticos buscaram o apoio de artistas.

Jack Johnson, Pearl Jam, The Black Keys, Ne-Yo e 50 Cent participaram do "HeadCount for National Voter Registration Day", um levantamento dos eleitores nos Estados Unidos. Já Leonardo DiCaprio, Tobey Maguire, Ellen DeGeneres, Zac Efron e Selena Gomez promoveram vídeos para a campanha "Vote 4 Stuff", que pretendia incentivar os mais jovens a discutir política.

Outras celebridades americanas, como Usher, Lady Gaga, Will Smith, Will.I.Am, Larry David e Jessica Alba firmaram parceria com o "OurTime.org", que busca levar mais cidadãos às urnas.

Com a disputa bastante acirrada entre Romney e Obama, os artistas se viram impelidos a tomarem partido na decisão, para influenciar o maior número de fãs.

O ator e diretor Clint Eastwood ficou marcado pela aparição na convenção do Partido Republicano, quando fez um discurso direcionado a uma cadeira, que simbolizava o presidente Obama, com críticas à sua gestão.

Além do apoio de Eastwood, Romney ganha apoio da atriz Lindsay Lohan, do ator Chuck Norris, comediante Dennis Miller, do músico Meat Loaf e do empresário bilionário Donald Trump.

Entretanto, é Obama quem ganha o apoio massivo das estrelas do "show business". Os atores George Clooney e Tom Hanks, ambos vencedores do Oscar, participaram ativamente da campanha do atual presidente. Clooney levantou US$ 15 milhões (cerca de R$ 30 mi) em um jantar para ajudar a corrida presidencial, e Hanks narrou um filme de 17 minutos em apoio ao democrata.

Entre os músicos, os nomes que mais apoiaram Obama foram Katy Perry, que usou diversos vestidos que faziam alusão ao voto no democrata em shows nos EUA, e os roqueiros Bruce Springsteen e Eddie Vedder (do Pearl Jam), que fizeram apresentações para angariar fundos à campanha.

Americanos vão às urnas

Os americanos escolhem nesta terça-feira seu presidente. O atual mandatário, o democrata Barack Obama, disputa a preferência dos eleitores com o republicano Mitt Romney. Diferente do Brasil, as eleições americanas são indiretas. O candidato mais votado em cada Estado leva todos os seus delegados. No fim, o candidato com maior número de delegados - e não de votos - sai vencedor. O Terra, maior empresa latino-americana de mídia digital, faz a cobertura completa das eleições presidenciais nos EUA e acompanha a apuração de votos em tempo real.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade