PUBLICIDADE

Oriente Médio

Ativistas sírios asseguram que EI tem aviões de guerra

Aeronaves foram vistas na área do aeroporto militar de Al Yarah, no leste da província síria de Aleppo, segundo ONG

17 out 2014 - 08h27
(atualizado às 08h28)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Grupo Estado Islâmico tem pelo menos três aviões de guerra, segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos</p>
Grupo Estado Islâmico tem pelo menos três aviões de guerra, segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos
Foto: AFP / BBC News Brasil

O grupo jihadista Estado Islâmico (EI) tem em seu poder pelo menos três aviões de guerra, do tipo Mig 21 e Mig 23, capazes de voar e de manobrar, revelou nesta sexta-feira o Observatório Sírio de Direitos Humanos, que citou "fontes de confiança" e testemunhas.

A ONG assinalou que os aparelhos foram vistos na área do aeroporto militar de Al Yarah, no leste da província síria de Aleppo (norte) e em mãos dos jihadistas.

Segundo a organização, o EI tomou estes aviões depois de tirar das forças do regime de Bashar al Assad o controle de vários aeroportos militares em Aleppo e em Al Raqqah.

Ali, ex-oficiais do Exército iraquiano, que teriam passado para o bando dos extremistas, estariam supervisionando o treinamento de radicais para pilotar os aviões.

Moradores em áreas próximas ao aeroporto de Al Yarah asseguram ter visto pelo menos uma dessas aeronaves voando a baixa altitude após decolar.

O EI proclamou um califado em território sírio e iraquiano no final de junho e conquistou amplas regiões de ambos os países.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade