PUBLICIDADE

Mundo

OMS diz que vacinar 20% de América Latina e Caribe custará mais de U$2 bilhões

18 nov 2020 - 16h13
Compartilhar
Exibir comentários

Vacinar 20% da população da América Latina e do Caribe contra a Covid-19 custará mais de 2 bilhões de dólares, mas países de baixa renda serão auxiliados pelo esquema Covax liderado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), disse o braço regional da entidade nesta quarta-feira.

10/04/2020
REUTERS/Dado Ruvic/Foto ilustrativa
10/04/2020 REUTERS/Dado Ruvic/Foto ilustrativa
Foto: Reuters

De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), o Covax almeja distribuir ao menos 2 bilhões de doses de vacinas contra Covid-19 até o final de 2021.

"Esta é uma cifra notável. Mas também sabemos que não será suficiente para vacinar todos, ao menos a princípio", disse o diretor-assistente da Opas, Jarbas Barbosa.

A Opas está trabalhando para que todas as nações interessadas da região tenham aceso ao Covax, uma coalizão que pretende proporcionar um acesso igualitário a futuras vacinas contra Covid-19.

Países autofinanciados das Américas que participam do Covax terão a opção de comprar as vacinas através do Fundo Rotativo da Opas, que acelerará seu acesso, disse ele em uma entrevista coletiva virtual de Washington.

Até agora, 28 países autofinanciados assinaram acordos com o esquema Covax, e outros dez são candidatos a receber apoio por meio do Compromisso de Mercado Avançado do Covax, disse Barbosa.

Na semana passada, a Opas e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) iniciaram o processo de aquisição convidando fabricantes de vacinas contra Covid-19 de todo o mundo a se tornarem fornecedores dos 186 países que já se filiaram ao Covax.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade