PUBLICIDADE

Mundo

Nove dias após erupção, lava de vulcão chega ao oceano

Autoridades alerta, sobre possíveis explosões e nuvens de gás tóxico quando a lava chegasse ao mar

28 set 2021 - 21h09
(atualizado às 21h54)
Compartilhar
Exibir comentários

A lava vermelha e incandescente de um vulcão que devastou a ilha espanhola de La Palma chegou ao oceano Atlântico nesta terça-feira, nove dias depois de começar a escorrer pelas montanhas, danificando construções e destruindo plantações.  

Imagens da Reuters mostraram nuvens de vapor branco esguichando para o alto na área de Playa Nueva. Autoridades alertaram sobre possíveis explosões e nuvens de gás tóxico quando a lava chegasse ao mar. 

"Quando a lava chega ao mar, o lockdown deve ser rigidamente respeitado", disse Miguel Angel Morcuente, diretor do comitê de resposta Pevolca, nesta terça-feira. 

Nove dias após erupção, lava de vulcão de La Palma chega ao oceano 
29/09/2021
REUTERS/Borja Suarez
Nove dias após erupção, lava de vulcão de La Palma chega ao oceano 29/09/2021 REUTERS/Borja Suarez
Foto: Reuters

A lava está fluindo no lado ocidental do vulcão em direção ao mar desde o dia 19 de setembro, destruindo quase 600 casas e plantações de banana em La Palma, que é vizinha de Tenerife no arquipélago das Ilhas Canárias, na costa do norte da África. 

Milhares de pessoas foram retiradas e três vilas litorâneas estavam em lockdown na segunda-feira esperando a chegada da lava ao oceanoo. 

A Espanha classificou La Palma como uma zona de desastre na terça-feira, uma medida que irá direcionar apoio financeiro para a ilha. 

O governo anunciou um primeiro pacote de 10,5 milhões de euros, que inclui cerca de 5 milhões de euros para a compra de casas, com o restante para aquisição de móveis e bens domésticos essenciais, afirmou uma porta-voz. 

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade