PUBLICIDADE

Mundo

Notre-Dame: Museu Nacional solidariza-se por incêndio

Museu brasileiro sofreu incêndio de grandes proporções em setembro de 2018

15 abr 2019 - 20h05
Compartilhar
Exibir comentários

Atingido por um grande incêndio em setembro do ano passado, o Museu Nacional manifestou solidariedade aos franceses na tarde de hoje (15) pelas chamas que destroem a Catedral de Notre-Dame, em Paris.

"O Museu Nacional lamenta o incêndio ocorrido na tarde desta segunda-feira, dia 15 de abril, na Catedral de Notre-Dame, em Paris. Nossa instituição, que viveu episódio semelhante em sua história recente, se solidariza com os  franceses neste momento", diz nota divulgada pelo museu.

Incêncio na Catedral de Notre-Dame em Paris
15/04/2019
REUTERS/Benoit Tessier
Incêncio na Catedral de Notre-Dame em Paris 15/04/2019 REUTERS/Benoit Tessier
Foto: Reuters

Igreja mais famosa da capital francesa, a Notre-Dame sofre há horas com um grande incêndio, que já fez desabar parte de sua estrutura.

Bombeiros trabalham para combater as chamas, que continuam a consumir o interior da catedral em estilo gótico, que foi construída entre 1160 e 1345.

Acervo perdido

O incêndio de grandes proporções que atingiu o palácio Paço de São Cristóvão, principal prédio do Museu Nacional, no Rio de Janeiro, causou grandes danos no acervo de 20 milhões de itens e fez com que o teto do prédio desmoronasse. 

Além do acervo, que incluía desde história natural até importantes peças históricas que começaram a ser reunidas pela família real brasileira, o palácio também tinha importância histórica por ter sido a casa dos próprios monarcas até o fim do Império.

Desde o desastre, a instituição e o governo brasileiro realizaram trabalhos emergenciais de escoramento da fachada e ainda buscam peças sob os escombros do incêndio.

Veja também:

Veja imagens do incêndio que atingiu a catedral de Notre-Dame:
Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade