PUBLICIDADE

Mundo

Mutação em novo coronavírus aumenta chance de infecção, diz estudo

15 jun 2020 - 10h15
Compartilhar
Exibir comentários

Uma mutação específica do novo coronavírus pode aumentar consideravelmente sua capacidade de infectar células, de acordo com um estudo de pesquisadores dos Estados Unidos.

Representação em impressão 3D do novo coronavírus
19/03/2020 NIH/Divulgação via REUTERS
Representação em impressão 3D do novo coronavírus 19/03/2020 NIH/Divulgação via REUTERS
Foto: Reuters

A pesquisa pode explicar por que surtos iniciais em algumas partes do mundo não sobrecarregaram os sistemas de saúde tanto quanto outros surtos em Nova York e na Itália, de acordo com especialistas da Scripps Research.

A mutação, batizada de D614G, aumentou o número de "espigões" no coronavírus, parte do que lhe dá sua forma única. Estes espigões são o que permite ao vírus se ligar às células e infectá-las.

"O número - ou densidade - de espigões funcionais no vírus é 4 ou 5 vezes maior devido a esta mutação", explicou Hyeryun Choe, um dos autores mais graduados do estudo.

Os pesquisadores dizem que ainda não se sabe se esta mutação pequena afeta a gravidade dos sintomas das pessoas infectadas ou se aumenta a mortalidade.

Os pesquisadores que realizam experimentos laboratoriais dizem que mais pesquisas, incluindo estudos controlados - amplamente considerados como um padrão-ouro dos testes clínicos -, precisam ser feitas para confirmar suas conclusões de experimentos em tubos de ensaio.

Pesquisas anteriores mostraram que o novo coronavírus SARS-CoV-2 está mudando e evoluindo à medida que se adapta aos hospedeiros humanos. A mutação D614G, em particular, foi assinalada como uma preocupação urgente porque parece estar emergindo como a mutação predominante.

Atualmente, o estudo da Scripps Research está sob análise da comunidade científica, e foi divulgado na sexta-feira em meio a relatos sobre suas conclusões.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade