Ministro da Defesa da Dinamarca, de direita, vai liderar negociações para formação de governo
O rei da Dinamarca pediu ao ministro da Defesa, Troels Lund Poulsen, para buscar a formação de um possível governo de centro-direita após o fracasso das negociações entre os partidos de centro-esquerda, informou o palácio real nesta sexta-feira.
A eleição de março para o Parlamento da Dinamarca resultou em uma assembleia fragmentada de 12 partidos, com a primeira-ministra social-democrata, Mette Frederiksen, liderando as negociações desde então, na esperança de garantir um terceiro mandato.
Mas as conversas de Frederiksen com os prováveis parceiros chegaram a um impasse nas últimas semanas, retardando a tomada de decisões do governo em meio aos esforços para resolver uma crise nos laços com a administração do presidente dos EUA, Donald Trump, sobre a Groenlândia.
Lars Lokke Rasmussen e seu Partido Moderado, de centro, encerraram as conversas com Frederiksen nesta sexta-feira e propuseram que a tarefa de liderar as negociações fosse dada a Lund Poulsen, que lidera o Partido Liberal, de direita.
Se Lund Poulsen conseguir apoio suficiente dos grupos de direita e de centro, ele poderá se tornar primeiro-ministro. Se ele não conseguir, a tarefa de liderar as negociações voltará para Frederiksen ou para um dos outros líderes partidários.
Os social-democratas de Frederiksen, no poder desde 2019, conquistaram 38 assentos no Parlamento de 179 assentos, contra 50 em 2022, o que representa o pior resultado eleitoral desde 1903.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.