10 eventos ao vivo

Militares dos EUA participam de operação na Somália; relatos falam em 3 crianças entre os mortos

25 ago 2017
19h30
  • separator
  • comentários

Forças somalis apoiadas por tropas dos Estados Unidos mataram a tiros 10 somalis, incluindo três crianças, em um vilarejo próximo à capital Mogadíscio nesta sexta-feira, disseram uma testemunha e autoridades locais à Reuters.

O envolvimento de tropas norte-americanas foi confirmado pelo Comando dos Estados Unidos para a África, que disse estar investigando relatos de mortes civis.

    O Exército somali inicialmente informou que nenhum civil foi morto e que todos os mortos eram membros da milícia Al Shabaab, ligada à Al Qaeda e que luta para derrubar o fraco governo apoiado pela Organização das Nações Unidas e impor estrita lei islâmica.

    O Exército somali posteriormente emitiu um segundo comunicado informando que algumas mortes civis haviam sido relatadas.

    "Nós também entendemos que há mortes civis, as quais o governo federal está investigando para descobrir a verdade sobre isto. Nós pedimos que o povo somali coopere totalmente com o governo nesta questão", informou o Exército.

    O incidente deve provocar perguntas em Washington sobre a crescente abordagem dos EUA na nação do Chifre da África, que tem sido devastada por uma guerra civil desde 1991. Um fuzileiro naval dos EUA foi morto na Somália em maio, na primeira baixa norte-americana em combate no país desde 1993.

    A Casa Branca garantiu às forças militares dos EUA maior autoridade para realizar ataques na Somália contra a Al Shabaab, no mais recente sinal de que o presidente Donald Trump está aumentando engajamento militar norte-americano na região.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade