PUBLICIDADE

Mundo

México diz que 10 mil imigrantes chegam à fronteira com EUA diariamente e pede abordagem das causas

2 out 2023 - 15h19
Compartilhar
Exibir comentários

Cerca de 10 mil imigrantes e solicitantes de asilo chegaram à fronteira entre Estados Unidos e o México diariamente na semana passada, disse o presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, nesta segunda-feira, em meio à quebra de recordes no número de pessoas que se deslocam para o norte do continente americano.

Cerca de 6 mil pessoas estão entrando diariamente no sul do México, disse López Obrador, e um número ainda maior tem chegado à fronteira entre EUA e México.

"Na semana passada, 10 mil imigrantes chegaram à fronteira norte todos os dias", disse López Obrador em sua coletiva de imprensa matinal.

Em setembro, o número de imigrantes encontrados na fronteira EUA-México estava a caminho de se aproximar ou superar as máximas mensais anteriores.

López Obrador enfatizou que as autoridades devem abordar as causas fundamentais que impulsionam a imigração, incluindo a necessidade das pessoas de encontrar trabalho e melhorar suas condições de vida.

"O que precisamos é construir pontes de entendimento e colaboração para que as pessoas não sejam forçadas a migrar", disse ele antes de um planejado encontro com ministros das Relações Exteriores de países latino-americanos e autoridades norte-americanas.

Ele também lamentou a morte de 10 imigrantes cubanos que morreram em um acidente de trânsito no Estado de Chiapas, no sul do México, no domingo.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade