Script = https://s1.trrsf.com/update-1781903735/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Mundo

Publicidade

Megaoperação contra máfia na Itália prende 334 pessoas

Alvo foram associações ligadas ao grupo calabrês 'Ndrangheta

19 dez 2019 - 12h00
Compartilhar
Exibir comentários

As autoridades italianas prenderam 334 pessoas nesta quinta-feira (19), em uma megaoperação contra núcleos da máfia 'Ndrangheta, originária da região da Calábria.

Alvo foram associações ligadas ao grupo calabrês 'Ndrangheta
Alvo foram associações ligadas ao grupo calabrês 'Ndrangheta
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

    Entre os detidos, estão políticos, advogados, funcionários públicos e maçons. A operação, batizada de "Renascimento-Scott", foi conduzida por policiais do Comando Provincial de Vibo Valentia, com coordenação das autoridades de Catanzaro.

    Alguns dos alvos da operação foram o ex-advogado parlamentar do partido Força Itália Giancarlo Pitelli e o prefeito de Pizzo, Gianluca Callipo, do Partido Democrático (PD), além do ex-conselheiro regional do PD Pietro Giamborino. A operação desarticulou várias organizações ligadas ao grupo mafioso 'Ndrangheta. Ao todo, 416 pessoas estão sendo investigadas, acusadas de crimes de associação mafiosa, homicídio, extorsão e lavagem de dinheiro. As autoridades também pediram a apreensão de bens no valor de 15 milhões de euros. Além da Calábria, a operação, cujas investigações levaram anos para serem concluídas, envolve outras regiões da Itália: Lombardia, Piemonte, Vêneto, Ligúria, Emilia-Romanha, Toscana, Lazio, Sicília, Puglia, Campânia e Basilicata. Alguns dos investigados foram encontrados e detidos também na Alemanha, Suíça e Bulgária.

Ansa - Brasil
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra