PUBLICIDADE

Mundo

Marido de Merkel culpa preguiça dos alemães por baixa taxa de vacinação contra Covid

23 nov 2021 - 11h27
Compartilhar
Exibir comentários

Joachim Sauer, marido da chanceler alemã Angela Merkel, culpou a "preguiça e complacência" de seus compatriotas pela taxa de vacinação comparativamente baixa da Alemanha, dizendo que a rejeição pública da ciência nunca foi tão visível como agora.

Joachim Sauer, marido da chanceler alemã Angela Merkel, em Roma
30/10/2021 REUTERS/Flavio Lo Scalzo
Joachim Sauer, marido da chanceler alemã Angela Merkel, em Roma 30/10/2021 REUTERS/Flavio Lo Scalzo
Foto: Reuters

Sauer, que até sua aposentadoria em 2017 foi professor de química quântica na Universidade Humboldt, de Berlim, e considerado um dos maiores pesquisadores da área, tem sido reticente em discutir política durante os 16 anos de mandato de sua esposa.

Ele tem relutado em desempenhar o papel de cônjuge político, recusando-se a acompanhá-la na maioria das viagens e limitando amplamente seus comentários públicos à sua própria pesquisa científica e sua paixão pelo compositor Richard Wagner.

Mas na Itália nesta semana, ao ser admitido na Academia Italiana de Ciências em Turim, ele abordou brevemente a questão que dominou os últimos dois anos de sua esposa no cargo.

"É surpreendente que um terço da população não esteja seguindo as evidências científicas", disse ele ao La Repubblica, conforme noticiado pelo jornal alemão Die Welt nesta terça-feira.

"Em parte, isso se deve a uma certa preguiça e complacência alemãs. O outro grupo é formado por pessoas... que estão reagindo ideologicamente ao que consideram uma ditadura de vacinas."

A quarta onda da pandemia de coronavírus é a mais grave até agora na Alemanha, com hospitais lotados com pessoas não vacinadas e as doses iniciais acabando.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade