PUBLICIDADE

Mundo

Mais de mil migrantes fogem de centro de detenção no sul do México

26 abr 2019 - 11h04
Compartilhar
Exibir comentários

Mais de mil migrantes fugiram de um centro de detenção no sul do México na noite de quinta-feira, disseram autoridades, mais um sinal de como um aumento no número de recém-chegados está sobrecarregando os serviços do país.

Policial ao lado de van depois de recapturar migrantes que fugiram de centro de detenção em Tapachula, no México
25/04/2019
REUTERS/Jose Torres
Policial ao lado de van depois de recapturar migrantes que fugiram de centro de detenção em Tapachula, no México 25/04/2019 REUTERS/Jose Torres
Foto: Reuters

Mais tarde, mais da metade dos cerca de 1.300 migrantes voltaram à unidade de detenção na cidade fronteiriça de Tapachula, no Estado de Chiapas, mas ainda não se tem notícia de cerca de 600 deles, informou o Instituto Nacional de Migração em um comunicado.

Migrantes de Cuba, que representam a maioria dos detidos, estão entre os responsáveis pela fuga, acrescentou o instituto. O jornal mexicano Reforma noticiou que haitianos e centro-americanos também estão entre os que fugiram do local, que estava lotado.

O México devolveu 15 mil migrantes nos últimos 30 dias, segundo autoridades, em meio à pressão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para que o país vizinho contenha o fluxo de pessoas que rumam ao norte.

Na quarta-feira, Trump reiterou suas ameaças de fechar parte da fronteira se o México não detiver o que descreveu como uma nova caravana de migrantes que segue para os EUA.

A maioria dos migrantes que atravessa o México vem da Guatemala, Honduras e El Salvador, mas cubanos também estão aparecendo em grande quantidade. Mais de mil deles estão atualmente em Chiapas, segundo autoridades mexicanas.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade