PUBLICIDADE

Mundo

Líder regional de extrema-direita da Alemanha é multado por usar slogan nazista

14 mai 2024 - 16h21
Compartilhar
Exibir comentários

Um membro importante do partido de extrema-direita alemão Alternativa para a Alemanha (AfD) foi multado, nesta terça-feira, por um tribunal por usar um slogan paramilitar nazista proibido, segundo um porta-voz da corte.

O tribunal da cidade de Halle, no leste da Alemanha, multou Bjoern Hoecke em 13.000 euros após considerá-lo culpado. 

Hoecke, chefe do AfD no Estado de Turíngia, faz parte da ala nacionalista do AfD, oficialmente designado pela agência doméstica de inteligência como "extremista de direita". 

Em maio de 2021, Hoecke encerrou um discurso de campanha na cidade de Merseburg com a frase "Tudo pela Alemanha!". Essa frase é banida no país porque foi usada pelas tropas nazistas.

Na Alemanha, o uso de slogans e símbolos associados a grupos anti-constitucionais, incluindo o Partido Nazista, é ilegal. 

Seus advogados argumentaram que ele não sabia que as palavras eram proibidas, e o próprio Hoecke, um professor de história, disse em um debate pela televisão que não conhecia a origem da frase. 

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade