PUBLICIDADE

Mundo

Líder nas pesquisas, M5S se afasta da imagem de Beppe Grillo

Humorista criou novo blog e se distanciou da disputa eleitoral

23 jan 2018 - 20h40
Compartilhar
Exibir comentários

A menos de dois meses para as eleições legislativas na Itália, o partido líder das pesquisas, o Movimento 5 Estrelas (M5S), passou por uma mudança histórica nesta terça-feira (23), com a separação do blog de seu fundador e ideólogo, o comediante Beppe Grillo.

Líder nas pesquisas, M5S se afasta da imagem de Beppe Grillo
Líder nas pesquisas, M5S se afasta da imagem de Beppe Grillo
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Até então portal oficial do M5S, a página de Grillo se tornou independente e mudou completamente de cara, se apresentando mais como um centro de estudos e debates. "Existe um futuro, e eu quero encontrá-lo", disse o humorista no novo blog, que não faz referências explícitas ao movimento.

Além disso, a página deixa o guarda-chuva da Casaleggio Associati, a consultoria informática que está por trás do M5S, que não possui uma sede física e se define como um "não-partido". "Ele começou o M5S, mas agora vamos em frente com as próprias pernas, cada vez mais fortes, sem parricídio, sem renegar o passado", disse o candidato da sigla a primeiro-ministro, Luigi Di Maio.

A Casaleggio continuará gerindo o site do movimento, que passa a se chamar "il blog delle stelle" ("o blog das estrelas"). A separação pode ser uma tentativa de desgrudar de Grillo a imagem de líder de facto do M5S e consolidar no eleitorado a figura de Di Maio como chefe político do partido.

Com 31 anos e cinco de experiência como vice-presidente da Câmara dos Deputados, o candidato do movimento a primeiro-ministro tenta se tornar o mais jovem a governar a Itália.

O M5S lidera as pesquisas para as eleições de março, com cerca de 27% dos votos, mas precisa melhorar para superar a coalizão de direita formada pelo moderado Silvio Berlusconi e pelo radical Matteo Salvini, que, juntos, passam dos 30%.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade