PUBLICIDADE

Mundo

Lava Jato: procuradoria suíça apresenta 1º denúncia

Suspeito não identificado teria agido como operador financeiro e teria ajudado a subornar funcionários públicos

22 out 2019 - 08h21
(atualizado às 10h29)
Compartilhar
Exibir comentários

A Suíça apresentou denúncia contra uma pessoa no âmbito de investigação sobre corrupção envolvendo a Petrobras e a Odebrecht, informou a Procuradoria-Geral do país nesta terça-feira (22). A ideia do órgão é concluir o caso rapidamente.

Edifício-sede da Petrobras no centro do Rio de Janeiro
16/10/2019
REUTERS/Sergio Moraes
Edifício-sede da Petrobras no centro do Rio de Janeiro 16/10/2019 REUTERS/Sergio Moraes
Foto: Reuters

A suspeita é que o denunciado agia como um operador financeiro e que tenha ajudado a subornar funcionários públicos e a lavar de dinheiro no esquema de corrupção revelado pela operação Lava Jato.

Os procuradores suíços disseram que apresentaram a denúncia ao Tribunal Criminal Federal sob o rito de um processo acelerado para concluir o caso mais rapidamente. Para isso, será necessária a admissão de culpa e a aceitação de ações civis pelo acusado.

O suspeito, que não foi identificado, é uma pessoa de origem suíço-brasileira que já enfrenta processos criminais no Brasil e em Portugal. O tribunal ainda pode rejeitar o pedido de andamento acelerado, disseram os promotores, o que reverteria o caso para um procedimento normal.

A operação Lava Jato resultou em cerca de 60 procedimentos criminais na Suíça. Mais de 130 empresários e políticos foram condenados no Brasil.

A Procuradoria-Geral suíça apreendeu ativos no país no valor de mais de 620 milhões de francos suíços (627 milhões de dólares) e devolveu cerca de 390 milhões de francos às autoridades brasileiras.

Veja também:

Pinga-fogo: A crise do PSL e governabilidade no País:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade