Script = https://s1.trrsf.com/update-1781903735/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Mundo

Publicidade

Johnson promete aprovação de acordo do Brexit como presente de Natal aos britânicos

20 dez 2019 - 08h24
(atualizado às 09h48)
Compartilhar
Exibir comentários

O Parlamento do Reino Unido votará o acordo do premiê Boris Johnson para a separação da União Europeia nesta sexta-feira, uma medida que o primeiro-ministro descreveu como o cumprimento de sua promessa de "entregar o Brexit embrulhado para o Natal" depois de uma vitória eleitoral folgada.

Bandeiras do Reino Unido e da União Europeia ao lado de árvore de Natal
11/12/2018
REUTERS/Yves Herman
Bandeiras do Reino Unido e da União Europeia ao lado de árvore de Natal 11/12/2018 REUTERS/Yves Herman
Foto: Reuters

Após sofrer várias derrotas na legislatura anterior, Johnson desfruta agora de uma ampla maioria no Parlamento e deve enfrentar pouca oposição para a aprovação do projeto de lei de implantação da maior mudança nas políticas externa e comercial do país em mais de 40 anos.

Mais de três anos depois de o Reino Unido votar pela saída da UE em um referendo, a incerteza profunda sobre o Brexit foi substituída pelo prazo firme de 31 de janeiro.

"Esta é a hora em que avançamos e descartamos os velhos rótulos 'partir' ou 'ficar'... esta é a hora de agirmos juntos como uma nação revigorada, um Reino Unido", disse Johnson ao Parlamento antes da votação.

"Este é o momento de nos unirmos e escrevermos um capítulo novo e empolgante de nossa história nacional, de forjarmos uma nova parceria com nossos amigos europeus, de nos impormos no mundo, de iniciarmos a cura pela qual todo o povo deste país anseia".

Os estágios finais da ratificação ocorrerão antes do Natal. A câmara baixa do Parlamento tem até 9 de janeiro para aprovar a legislação, o que dá a esta pouco mais de três semanas para passar pela câmara alta e receber a Aprovação Real.

Depois de se desfiliar, o Reino Unido terá que acertar novos arranjos comerciais com a UE -- uma amizade futura, disse o premiê, graças à qual o país combinará um acordo comercial sem alinhamento com as regras do bloco.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra