PUBLICIDADE

Mundo

Itália tem protesto a favor do direito ao aborto seguro

28 set 2022 - 18h55
(atualizado às 19h07)
Compartilhar
Exibir comentários

Milhares de pessoas saíram às ruas nesta quarta-feira (28) em diversas cidades da Itália para protestar em defesa do direito ao aborto, três dias após a vitória do partido de extrema direita Irmãos da Itália (FdI), de Giorgia Meloni, nas eleições parlamentares.

Carregando cartazes com frases como "O corpo é meu. A escolha é minha" e "[Aborto] Seguro para todos", uma multidão invadiu o centro de Roma, Milão, Bolonha, Cagliari, Brescia, Palermo, Catânia, Florença, Verona, Gênova, Reggio Calabria, Modena, Nápoles e Turim.

Os atos fazem parte das ações nacionais por ocasião do "Dia Internacional do Aborto Seguro", celebrado hoje, e tinham como objetivo enviar uma mensagem a Meloni de que os manifestantes não vão apoiar nenhuma mudança na lei.

Conhecida como Lei 194, a legislação regulamenta a interrupção voluntária da gravidez, garantindo o acesso. Durante as mobilizações, as pessoas reivindicaram o aborto "livre, seguro e gratuito".

Para as militantes do movimento feminista 'Non una di Meno', uma mulher premiê como Meloni não é uma vitória para as mulheres "já que ela quer garantir o direito de 'não fazer aborto', anular os direitos das pessoas transexuais e a educação das diferenças".

Os organizadores dos atos temem que o partido de Meloni lance "uma política de 'Deus, pátria e família'" - uma referência ao seu manifesto político -, o que, segundo eles, pode impor "rígidos papéis de gênero, e atribuindo às mulheres a tarefa de reprodução e crescimento de uma nação branca, patriarcal e heterossexual".

A interrupção voluntária da gestação é permitida por lei na Itália desde 1978, mas o aborto via medicamentos foi autorizado apenas em 2009. .

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade