PUBLICIDADE

Mundo

Irã designa tropas dos EUA no Oriente Médio como terroristas

30 abr 2019 - 12h31
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente do Irã, Hassan Rouhani, sancionou nesta terça-feira um projeto de lei que declara todas as forças dos Estados Unidos no Oriente Médio como terroristas e classifica o governo norte-americano como um patrocinador do terrorismo.

Desfile de membros da Guarda Revolucionária do Irã
22/09/2007
REUTERS/Morteza Nikoubazl
Desfile de membros da Guarda Revolucionária do Irã 22/09/2007 REUTERS/Morteza Nikoubazl
Foto: Reuters

O projeto de lei foi aprovado pelo Parlamento na semana passada em retaliação à decisão tomada pelo presidente dos EUA, Donald Trump, de designar a Guarda Revolucionária, força iraniana de elite, como uma organização estrangeira terrorista.

Não ficou claro qual pode ser o impacto da nova lei sobre as forças dos EUA ou suas operações.

Rouhani instruiu os ministérios da Inteligência e das Relações Exteriores, as Forças Armadas e o Conselho Nacional Supremo do Irã a implantarem a lei, noticiou a mídia estatal.

A lei rotula especificamente como uma organização terrorista o Comando Central dos EUA (Centcom), que é responsável pelas operações militares norte-americanas no Oriente Médio e no Afeganistão.

Os EUA já colocaram dezenas de entidades e indivíduos em listas negras devido às suas conexões com a Guarda.

Composta por aproximadamente 125 mil militares, com unidades do Exército, Marinha e Aeronáutica, a Guarda Revolucionária também comanda a Basij, força paramilitar religiosa voluntária, e controla os programas de mísseis balísticos do país. As forças Quds, unidade da Guarda que opera no exterior, luta em guerras regionais em nome do Irã.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade