PUBLICIDADE

Mundo

Investigadores fazem buscas na Cambridge Analytica

24 mar 2018 - 11h48
(atualizado às 13h20)
Compartilhar
Exibir comentários

Investigadores do órgão de vigilância de dados do Reino Unido fizeram buscas em escritórios de Londres da Cambridge Analytica, consultoria política que está no centro de um escândalo devido a acusações de ter colhido dados do Facebook de maneira imprópria para influenciar eleitores norte-americanos.

Justiça britânica autoriza busca na Cambridge Analytica
Justiça britânica autoriza busca na Cambridge Analytica
Foto: EPA / Ansa

Cerca de 20 oficiais chegaram aos escritórios no centro de Londres na tarde de sexta-feira, logo após um juiz da Suprema Corte conceder um mandado de busca solicitado pelo escritório da Comissão de Informação (ICO, na sigla em inglês).

Os oficiais concluíram a busca por volta das 00h (horário de Brasília) deste sábado. "Agora precisaremos avaliar e considerar a evidência antes de decidir os próximos passos e chegar a quaisquer conclusões", disse um porta-voz da ICO em comunicado.

Os oficiais, que foram autorizadas a entrar no prédio pelos seguranças, foram vistos checando livros e papéis pelas janelas dos escritórios no segundo andar na rua New Oxford, disse uma testemunha da Reuters.

Elizabeth Denham, chefe da ICO, buscou o mandado após uma denúncia afirmar que a Cambridge Analytica reunia informações privadas de 50 milhões de usuários do Facebook que apoiaram a campanha presidencial de Donald Trump em 2016.

O Reino Unido está investigando se o Facebook, maior rede social do mundo, fez o suficiente para proteger os dados.

Premiê britânica apoia investigação na Cambridge Analytica:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade