PUBLICIDADE

Mundo

Impeachment de Trump traria muita divisão, diz Pelosi

Presidente da Câmara dos Estados Unidos afirmou que não é a favor do impeachment

11 mar 2019 - 20h14
(atualizado às 20h25)
Compartilhar
Exibir comentários

Nenhum esforço deve ser feito para abrir um processo de impeachment contra o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a não ser que os motivos sejam irrefutáveis e bipartidários considerando o quão divisivo seria para o país, disse a presidente da Câmara dos Deputados, Nancy Pelosi, em entrevista ao jornal Washington Post publicada nesta segunda-feira.

"Eu não sou a favor de um impeachment", disse Pelosi, a principal democrata dos EUA, na entrevista que foi realizada na semana passada."O impeachment é tão divisivo para o país que, a não ser que haja algo tão convincente e irrefutável e bipartidário, eu não acho que nós deveríamos seguir esse caminho, porque ele divide o país", disse. "Ele simplesmente não vale a pena."

Presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, Nancy Pelosi, durante evento em Washington
08/03/2019 REUTERS/Kevin Lamarque
Presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, Nancy Pelosi, durante evento em Washington 08/03/2019 REUTERS/Kevin Lamarque
Foto: Reuters

O procurador especial Robert Mueller está investigando a interferência russa na campanha da eleição presidencial norte-americana de 2016 e se houve alguma conspiração entre a equipe de Trump e o governo russo. Ele também está apurando se Trump tentou obstruir a investigação.

Trump tem negado qualquer irregularidade e chamado o inquérito de uma caça às bruxas. Mueller deve entregar em breve ao procurador-geral William Barr um relatório resumindo suas descobertas.

Se houver evidências de irregularidade, isso pode fazer com que o Congresso tome medidas contra o presidente. Diversos comitês da Câmara dos Deputados, controlada pelos democratas, também estão investigando o presidente republicano.

Embora Pelosi tenha dito que acredita que seria muito divisivo abrir um processo de impeachment contra Trump, ela descreveu o presidente como inapto para o cargo.

Veja também:

José Nêumanne: "[A declaração falsa] É para livrar a cara do Flávio Bolsonaro":
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade