PUBLICIDADE

Mundo

Indonésia é atingida por terceiro terremoto em duas semanas

No último domingo (5), ilha de Lombok já havia sofrido forte tremor que deixou pelo menos 131 mortos

9 ago 2018 - 07h40
(atualizado às 07h46)
Compartilhar
Exibir comentários

Um forte terremoto de 6.2 graus de magnitude atingiu a ilha de Lombok, na Indonésia, nesta quinta-feira, 9, agravando o estado da região que já foi atingida por outros dois tremores em pouco mais de uma semana. Informações preliminares indicam que vários prédios desabaram durante o desastre.

No domingo, 5, um terremoto de 7 graus na Escala Richter matou pelo menos 131 pessoas e deixou milhares de feridos e desabrigados. Outras organizações e a imprensa local estimam que o número de mortos pode ultrapassar 220.

Vista aérea da região castigada por terremotos na Ilha de Lombok, na Indonésia
Vista aérea da região castigada por terremotos na Ilha de Lombok, na Indonésia
Foto: Antara Foto/Zabur Karuru/ via REUTERS / Reuters

De acordo com o Instituto Geológico da Indonésia, o terremoto atingiu o norte de Lombok e não provocou risco de tsunami. Durante o tremor, diversas pessoas saíram correndo pelas ruas em pânico enquanto prédios desabavam. Os danos provocados pelo desastre ainda não foram contabilizados. Contudo, desde o início dos tremores, mais de 150 mil moradores e turistas foram deslocados da região e 70 mil estão desabrigados.

A série de terremotos agrava a situação da ilha, que enfrenta sérios problemas de falta de alimentos, medicamentos e equipe médica. Segundo a Cruz Vermelha, cerca de 20 mil pessoas ainda não tiveram acesso a qualquer tipo de assistência desde o terremoto de domingo. Um porta-voz da organização informou que já foram enviados 20 caminhões com água para cinco regiões remotas e que o foco é garantir auxílio aos vilarejos mais atingidos e inacessíveis.

Veja também

Tartaruga amazônica corre o risco de extinção:
Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade