Sol e friozinho no GP São Paulo de Fórmula 1
Ar frio de origem polar entrou em SP e afasta as nuvens carregadas e risco de chuva.
Após os danos causados pela ventania da passagem de uma frente fria na sexta-feira, São Paulo ganhou o sol com a entrada de ar frio de origem polar. O sol e tempo seco predominam neste domingo na cidade de São Paulo e não há mais expectativa de ventos fortes.
A corrida do GP São Paulo é na tarde deste domingo, 5 de novembro, e a previsão é de sol durante toda corrida, com pista seco, sen risco de chuva.
A presença do ar frio vai manter a temperatura baixa, para um dia de novembro. A sensação será de um friozinho em grande parte do dia.
A Grande São Paulo vai continuar com sol e sem chuva pelo menos até a próxima quarta-feira, apenas com aumento de nuvens a partir da segunda-feira.
Previsão de sol para o GP São Paulo de Fórmula 1 2023 (Foto: Getty Images)
Desafio para os meteorologistas
A previsão para corrida de fórmula 1 no Brasil também representa um desafio anual para os meteorologistas. Nesta época do ano, início de novembro, é difícil não chover. Quase sempre o tempo úmido e abafado, típico desta época, causa pelo menos pancadas de chuva pela cidade à tarde e/ou à noite.
Mas o grande desafio é: vai chover em Interlagos, na hora da corrida? Não adianta dizer que a previsão é de pancadas de chuva isoladas. São Paulo é enorme e quando as condições atmosféricas tendem para a ocorrência desse tipo de chuva, provocada pelo calor, tudo fica mais complicado. É que as nuvens geradas pelo calor têm formação isolada, por sua própria natureza, em pequenas áreas. Por isso, realmente não é fácil acertar esta previsão de chuva em Interlagos e na hora da corrida.