PUBLICIDADE

Mundo

Governo da Itália dará 'cashback' nas compras de Natal

1 dez 2020 - 12h06
(atualizado às 12h08)
Compartilhar
Exibir comentários

O governo da Itália lançará neste mês um programa de reembolsos para cidadãos que usarem cartões de crédito ou meios digitais em suas compras, em uma iniciativa para coibir a evasão fiscal em um país habituado a recorrer a pagamentos em dinheiro vivo.

Movimentação em rua comercial de Turim, no norte da Itália
Movimentação em rua comercial de Turim, no norte da Itália
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

O "cashback" funcionará em duas etapas. A primeira, chamada "Cashback de Natal", valerá de 8 a 31 de dezembro de 2020 e dará reembolsos de 10% para quem fizer pelo menos 10 compras com cartões de crédito, débito ou com o aplicativo de pagamentos digitais Satispay no período.

O valor restituído é limitado a 150 euros por pessoa e será devolvido aos cidadãos nos primeiros meses de 2021. A segunda fase começará em 1º de janeiro, com reembolsos de 10% sobre o valor de aquisições efetuadas com cartões ou aplicativos em lojas, bares, restaurantes, mercados ou serviços - compras online estão excluídas.

Nessa etapa, o reembolso máximo será de 300 euros por pessoa em 2021, com teto de 15 euros por transação. O governo já lançou inclusive um site, chamado "cashlessitalia.it" ("Itália sem dinheiro vivo", em tradução livre), para explicar a iniciativa.

Segundo o índice Cash Intensity, elaborado pelo centro de estudos The European House - Ambrosetti, de Milão, o dinheiro vivo em circulação na Itália em 2019 correspondia a 11,8% do PIB, número que coloca o país entre os 35 piores no mundo nessa estatística.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade