PUBLICIDADE
AO VIVO
Paris é Delas: Atletas falam sobre longevidade e vaidade no esporte

Mundo

Fósseis de réptil parecido com crocodilo são achados no Brasil

20 jun 2024 - 20h48
Compartilhar
Exibir comentários

Um cientista brasileiro identificou fósseis de um pequeno réptil similar a um crocodilo que viveu no Período Triássico, milhões de anos antes dos primeiros dinossauros.

Os fósseis do predador, chamado Parvosuchus aurelioi, incluem um crânio completo, 11 vértebras, a pélvis e alguns ossos dos membros, segundo o paleontologista Rodrigo Müller, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), autor da pesquisa publicada nesta quinta-feira na revista Scientific Reports.

O Parvosuchus, que viveu há cerca de 237 milhões de anos, era quadrúpede e media cerca de um metro. Suas presas eram répteis menores. Os fósseis foram encontrados no sul do Brasil.

Parvosuchus, que significa "pequeno crocodilo", pertencia à extinta família de répteis chamada Gracilisuchidae, que até o momento havia sido encontrada apenas na Argentina e na China.

"Os Gracilisuchidae são organismos muito raros no mundo dos fósseis", disse Muller à Reuters.

"Este grupo é particularmente interessante, porque viveram antes da chegada dos dinossauros. Os primeiros dinossauros viveram há 230 milhões de anos."    O Parvosuchus era um predador terrestre. Os Gracilisuchidae representam um dos primeiros ramos de uma linhagem conhecida como Pseudosuchia, que mais tarde incluiu o crocodilo.    O Parvosuchus viveu em uma época de inovação evolutiva após a pior extinção em massa na Terra — há 252 milhões de anos — com vários grupos de répteis competindo antes de os dinossauros tornarem-se finalmente dominantes. Os últimos membros dos Gracilisuchidae morreram cerca de sete milhões de anos antes dos primeiros dinossauros.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade