PUBLICIDADE

Europa

Unasul critica atitude perigosa de europeus em incidente com Morales

3 jul 2013 - 12h31
(atualizado às 12h54)
Compartilhar
Exibir comentários

A secretaria-geral da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) considerou estranho que países europeus tenham negado permissão ao presidente da Bolívia, Evo Morales, para sobrevoar seu espaço aéreo, ao recordar que a União Europeia (UE) manifestou preocupação com espionagem do governo dos Estados Unidos revelada por Edward Snowden.

"É estranho que este fato aconteça quando todos os governos da União Europeia manifestam preocupação com o alcance do programa de espionagem do governo dos Estados Unidos sobre suas populações", afirmou o secretário-geral da Unasul, o venezuelano Alí Rodríguez, em um comunicado divulgado em Quito, sede do organismo regional.

A secretaria também critica a "perigosa atitude assumida por França e Portugal, ao cancelar intempestivamente a permissão de sobrevoo" do avião de Morales, que retornava a La Paz depois de participar em Moscou no Fórum de Países Exportadores de Gás.

Rodríguez confirmou o envio aos presidentes dos países membros da Unasul de um pedido do Equador para uma reunião "urgente", que pretende analisar o caso.

França, Portugal, Itália e Espanha proibiram que o avião de Morales entrassem em seu espaço aéreo, segundo a Bolívia pelo temor de que transportasse o americano Snowden, acusado de espionagem por Washington por ter revelado um programa de espionagem das comunicações a nível global do governo de Barack Obama.

A recusa obrigou Morales a pousar em Viena, mas Paris, Lisboa e Roma retiraram os vetos horas depois.

Foto: Terra
AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade