PUBLICIDADE

Europa

Reino Unido proíbe Snowden de viajar para o país

14 jun 2013 - 11h22
(atualizado às 11h39)
Compartilhar
Exibir comentários
Eric Snowden em hotel de Hong Kong em imagem divulgada pelo jornal The Guardian
Eric Snowden em hotel de Hong Kong em imagem divulgada pelo jornal The Guardian
Foto: AP

O Reino Unido pediu a companhias aéreas do mundo todo que impeçam o americano Edward Snowden - responsável pela revelação dos programas secretos de vigilância telefônica e digital dos EUA - de embarcar em qualquer avião com destino ao Reino Unido, disse a agência de notícias AP na sexta-feira.

A AP informou que as autoridades britânicas confirmaram um alerta de viagem emitido na segunda-feira pelo Home Office (órgão britânico responsável por questões de imigração), pedindo às empresas que impeçam o embarque de Snowden, porque "o indivíduo tem alta probabilidade de ser barrado no Reino Unido".

Snowden, ex-prestador de serviços para a Agência de Segurança Nacional dos EUA, viajou para Hong Kong antes de fazer as revelações, por intermédio dos jornais The Guardian e The Washington Post.

Várias companhias aéreas na Tailândia, Malásia e Cingapura confirmaram o alerta, segundo a AP, que disse ter visto uma foto da solicitação num aeroporto tailandês. A Autoridade Aeroportuária de Hong Kong - território chinês que foi colônia britânica até 1997 - disse não ter recebido nenhuma solicitação de Londres acerca de Snowden. O americano disse ter planos de permanecer em Hong Kong para enfrentar um eventual pedido de extradição dos EUA.

Autoridades britânicas não se manifestaram sobre o relato da AP.

Ex-CIA abandonou dançarina de pole dance para denunciar governo

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade