PUBLICIDADE

Europa

Papa diz ser contra a legalização de qualquer tipo de droga

Pontífice se pronunciou com firmeza a respeito do assunto, que é tema de discussão em diversos países

20 jun 2014 - 13h24
Compartilhar
Exibir comentários
<p>&quot;A droga n&atilde;o &eacute; vencida com a droga&quot;, assegurou o papa</p>
"A droga não é vencida com a droga", assegurou o papa
Foto: AFP

O papa Francisco se pronunciou com firmeza nesta sexta-feira contra a legalização das drogas, inclusive as consideradas leves, um assunto atual em vários países da América Latina e nos Estados Unidos.

"A droga não é vencida com a droga", assegurou o papa argentino ante os participantes de uma conferência internacional sobre o narcotráfico que se celebra em Roma.

"Não a todo tipo de droga, sobre isso não podem existir compromissos", acrescentou o papa, ao condenar indiretamente a experiência uruguaia de legalizar a produção e a venda de maconha.

"As legalizações das drogas leves, quanto menos discutíveis em nível legislativo, não produzem os efeitos pré-fixados e as drogas substitutivas não são uma terapia suficiente e sim um modo velado para render-se ao fenômeno", enfatizou o pontífice argentino.

Para o chefe da Igreja católica, para lutar contra esse flagelo "é necessário dizer sim à vida, sim ao amor, sim aos outros, sim à educação, sim ao esporte, sim ao trabalho, sim a mais fontes de trabalho", afirmou.

"Se estes sim se concretizarem, não há lugar para as drogas, para o abuso de álcool nem para as outras dependências", continuou.

O Papa também criticou o uso paliativo de "psicofármacos" em pessoas que continuam consumindo drogas e advertiu sobre os perigos que esse mercado alimenta e, por isso, pediu novas políticas para resolver o problema.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade