PUBLICIDADE

Europa

Papa diz que corrupção gera pobreza, exploração e sofrimento

18 set 2016 - 11h28
(atualizado às 14h15)
Compartilhar
Exibir comentários

O papa Francisco afirmou neste domingo que a corrupção "cria dependência" e gera "pobreza, exploração e sofrimento", durante a oração do Ângelus, no Palácio Apostólico na Praça de São Pedro. Francisco dedicou sua reflexão às diferenças "entre dois estilos de vida opostos: o mundano e o do Evangelho".

Papa Francisco
Papa Francisco
Foto: Pool / Getty Images

O pontífice explicou que é preciso escolher entre dois caminhos - "a honestidade, e a desonestidade, a fidelidade e a infidelidade, o egoísmo e o altruísmo, o bem e o mal", e que não se pode "oscilar entre um e outro".

Sobre o estilo de vida mundano, Francisco citou a corrupção, que disse é como uma droga "que pode ser usada e deixada quando se decide", mas advertiu que, no entanto, "produz dependência e gera pobreza, exploração e sofrimento". A corrupção, acrescentou o papa, "representa o caminho mais errado, o do pecado, embora seja o mais fácil de percorrer".

Francisco afirmou que o Evangelho pede um estilo de vida "sério e comprometido, mas também cheio de alegria, que se baseie na honestidade, em ser correto, no respeito pelos demais e por sua dignidade e no sentido do dever". "Esta é a astúcia cristã", ressaltou.

O papa pediu então que os fiéis possam "escolher o caminho justo e encontrem o valor para ir contra a corrente para seguir Jesus e seu Evangelho".

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade