PUBLICIDADE

Europa

Papa chega a Portugal para centenário de aparições em Fátima

12 mai 2017 - 12h25
(atualizado às 12h56)
Compartilhar
Exibir comentários
Papa Francisco chega a Portugal.
Papa Francisco chega a Portugal.
Foto: Reuters

O papa Francisco chegou nesta sexta-feira à base aérea portuguesa de Monte Real, desde onde se deslocará ao Santuário de Fátima para participar das comemorações do centenário das aparições marianas.

O voo papal da companhia Alitalia, - no qual viajou a delegação vaticana e cerca de 70 jornalistas -, aterrissou minutos depois das 16h local (12h, em Brasília) nesta base situada a cerca de 50 quilômetros de Fátima.

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, liderou a delegação de autoridades políticas que deu as boas-vindas ao pontífice aos pés da escada do avião.

Ambos conversaram de maneira informal antes do início da cerimônia de recepção em honra ao máximo chefe da Igreja Católica, que contou com uma apresentação da banda da força aérea portuguesa.

Antes de se deslocar para Fátima, o papa manterá um encontro privado com o presidente do país a própria base aérea, onde ocorrerá a tradicional troca de presentes.

Na agenda do pontífice argentino figura, além disso, uma oração solitária na capela da própria base, como também fez Paulo VI ao início de sua peregrinação em Portugal, e onde deixará um presente e assinará o livro de honra.

Desde ali será levado de helicóptero, em um voo de 20 minutos, ao estádio de futebol de Fátima, que passará a se chamar "Estádio Papa Francisco", e depois percorrerá cerca de três quilômetros no papamóvel "até chegar ao santuário, onde tem previsto participar na reza do rosário".

No sábado será o dia da missa na qual canonizará os dois irmãos pastorinhos, Jacinta e Francisco, que junto sua prima Lucía foram testemunhas das aparições da Virgem Maria.

O papa deixará Portugal no sábado pela tarde, depois do almoço.

Veja também

Diretor do FBI teria sido demitido após negar "lealdade" a Trump:
EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade