PUBLICIDADE

Europa

O que se sabe sobre os suspeitos do atentado em Barcelona

Três pessoas foram detidas por suspeita de envolvimento no ataque que deixou 13 mortos e cerca de 100 feridos

18 ago 2017 - 07h47
(atualizado às 11h59)
Compartilhar
Exibir comentários
Driss Oukabir, apontado inicialmente pela polícia como suspeito, diz que seus documentos foram roubados e usados para alugar a van, segundo relatou a imprensa espanhola
Driss Oukabir, apontado inicialmente pela polícia como suspeito, diz que seus documentos foram roubados e usados para alugar a van, segundo relatou a imprensa espanhola
Foto: Polícia Nacional da Espanha

Pelo menos três pessoas foram presas pela polícia catalã após o ataque com uma van em Barcelona que matou 13 pessoas e feriu pelo menos cem na quinta-feira.

Até a manhã desta sexta-feira, a polícia tinha informado que dois dos suspeitos detidos não eram o motorista da van, que tinha fugido após o ataque. Não se sabe ainda se o terceiro detido seria o motorista.

A mídia espanhola diz que o "principal suspeito" de ter dirigido a van seria Moussa Oukabir, irmão de Driss Oukabir, que é um dos suspeitos detidos e que teria se apresentado à polícia após o ataque se dizendo inocente e que seus documentos tinham sido roubados.

A van branca usada no ataque tinha sido alugada com os documentos de Driss Oukabir. Em um primeiro momento, a polícia divulgou uma foto dele, identificando-o como um dos suspeitos do atentado em Las Ramblas e dizendo que ele era cidadão marroquino com direito a residência permanente na Espanha.

Segundo a polícia, isso indica que ele morava no país há mais de cinco anos.

"Prendemos duas pessoas envolvidas diretamente no ataque, mas nenhuma delas era o motorista da van", disse Josep Lluís Trapero, chefe da polícia catalã.

De acordo com as autoridades, o outro suspeito detido é de Melilla, cidade autônoma espanhola localizada no norte da África.

Motorista fugiu

Às 17h (horário local) de quinta-feira, uma van avançou sobre pedestres que caminhavam em Las Ramblas, próximo à Praça Catalunha, e percorreu cerca de 600 metros até colidir em uma banca de jornal.

O motorista que dirigia o veículo fugiu logo em seguida.

A polícia não descarta que outras pessoas estejam envolvidas no atentado e segue buscando outros possíveis suspeitos.

As autoridades acreditam que o objetivo do ataque era "tentar matar a maior quantidade de gente possível".

O grupo extremista autodenominado Estado Islâmico disse que o ataque foi realizado por "soldados" seus, sem dar mais detalhes.

Uma explosão e um morto

De acordo com as autoridades, o ataque tem uma conexão "clara" com uma explosão ocorrida na quarta-feira à noite, na cidade de Alcanar, a cerca de 200 quilômetros ao sul de Barcelona. A explosão destruiu uma casa, deixando uma pessoa morta e sete feridas.

Suspeita-se que os inquilinos estavam preparando explosivos no interior da residência com gás butano.

Segundo a polícia, um dos presos por envolvimento no atentado em Las Ramblas, o natural de Melilla, teria relação direta com essa explosão.

Horas após o ataque em Barcelona, a polícia anunciou que matara cinco homens em um carro na cidade turística de Cambrils. Eles supostamente estavam prestes a realizar um ataque semelhante ao de Barcelona - e usavam cintos-bomba falsos. A polícia não deu mais informações sobre esses cinco homens, mas disse que este incidente estava ligado ao ataque de Barcelona. 

Veja também

Vídeo mostra desespero em supermercado usado como rota de fuga durante atentado em Barcelona:
BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade