Script = https://s1.trrsf.com/update-1786557910/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

As Principais Notícias da Europa

Publicidade

Marrocos reforça vigilância e desmobiliza novos chamados para atravessar a fronteira de Ceuta

Apesar das informações que circularam nas redes sociais convocando, para este fim de semana, uma nova tentativa de atravessar as fronteiras entre o Marrocos e os enclaves espanhois de Ceuta e Melilla, essas mensagens, compartilhadas dezenas de milhares de vezes, não parecem ter encontrado eco desta vez. Embora os autores dessas publicações ainda não tenham sido claramente identificados, o Marrocos montou um amplo dispositivo de segurança para impedir qualquer tentativa de migração clandestina.

15 ago 2026 - 12h10
Compartilhar
Exibir comentários

François Hume-Ferkatadji, enviado especial da RFI a Fnideq 

Nenhum movimento de chegada massiva foi registrado, até agora, na cidade marroquina de Fnideq, fronteira com o enclave espanhol de Ceuta, neste sábado, 15 de agosto.

Vigiada de perto pelas forças de segurança, a cidade vem sendo, desde sexta‑feira (14), palco de numerosos controles realizados por agentes à paisana, que detêm jovens considerados suspeitos para submetê‑los a interrogatórios ou procedimentos de afastamento. Enquanto botes da polícia também patrulham a área marítima, o Marrocos anunciou ter construído uma nova linha de arame farpado nas proximidades do posto fronteiriço.

Do lado marroquino, vários serviços de segurança participam da operação. Bem documentado, esse dispositivo de segurança também aparece em inúmeras imagens transmitidas pelas emissoras de televisão marroquinas, com o objetivo de dissuadir possíveis tentativas de partida.

Muitos jovens que haviam conseguido chegar a Ceuta no fim de julho também constataram que o enclave espanhol não era um meio eficaz de alcançar a Europa. Quanto aos menores marroquinos que permanecem no local, Rabat vem pedindo a Madri, há alguns dias, que acelere o retorno deles ao país. Estima‑se que entre três mil e cinco mil jovens estejam atualmente na cidade espanhola.

RFI A RFI é uma rádio francesa e agência de notícias que transmite para o mundo todo em francês e em outros 15 idiomas.
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra