PUBLICIDADE

Europa

Mais de 60 mi vão às urnas para definir futuro da Alemanha

24 set 2017 - 10h39
Compartilhar
Exibir comentários
Angela Merkel deposita seu voto
Angela Merkel deposita seu voto
Foto: Reuters

Foram abertas às 8h (3h no horário de Brasília) as urnas das eleições na Alemanha neste domingo (24).

Cerca de 61,5 milhões de alemães estão habilitados para eleger seu Bundestag, o Parlamento do país, e consequentemente o novo chanceler.

A votação, que segue até às 18h (13 no horário de Brasília), segue sem incidentes. A chanceler Angela Merkel, que está em busca de seu quarto mandato consecutivo, votou e não falou com a imprensa. Seu partido, a União Cristã-Democrata (CDU, na sigla em alemão) é a favorita e deve ter entre 34% e 39% dos votos.

Já o Partido Social-Democrata (SPD), do líder Martin Schulz, deve ficar na segunda colocação, com uma votação entre 21% e 24%. Após votar em Würselen, ele voltou a fazer um apelo para os eleitores para que uma grande quantidade de pessoas saiam de casa para votar e "reforcem o futuro democrático da Alemanha, votando em partidos democráticos".

O temor de Schulz, assim como o de Merkel e da comunidade internacional, é um grande avanço do Alternativa para a Alemanha (AFD). O partido de extrema-direita e ultranacionalista pode conquistar uma vaga no Parlamento pela primeira vez desde que o nazismo deixou o poder no país.

Veja também

Irã desafia Trump e testa míssil de médio alcance; assista:
Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade