PUBLICIDADE

Europa

Hollande anuncia cúpula africana sobre segurança na Nigéria

O encontro, que acontece após o sequestro de estudantes no norte do país, será dedicado a questões de segurança

11 mai 2014 - 17h27
(atualizado às 17h30)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Hollande propôs a realização de uma cúpula de líderes africanos para o dia 17 de maio. Umas das questões a serem discutidas é o rapto das centenas de estudantes no norte da Nigéria pelo grupo Boko Haram</p>
Hollande propôs a realização de uma cúpula de líderes africanos para o dia 17 de maio. Umas das questões a serem discutidas é o rapto das centenas de estudantes no norte da Nigéria pelo grupo Boko Haram
Foto: Reuters

O presidente francês, François Hollande, anunciou neste domingo uma cúpula de líderes africanos, a ser realizada no próximo sábado, dia 17, em Paris, para discutir a segurança na Nigéria, onde o grupo islamita Boko Haram sequestrou mais de 200 estudantes do ensino médio em meados de abril.

"Eu propus, com o presidente nigeriano Goodluck Jonathan, um encontro dos países que fazem fronteira com a Nigéria", disse o chefe do Estado francês em visita ao Azerbaijão, indicando que a "reunião deve acontecer, se os países concordarem, no próximo sábado", 17 de maio, em Paris.

O encontro será dedicado a questões de segurança, incluindo sobre o grupo islâmico armado Boko Haram, segundo a comitiva do presidente francês.

Além de François Hollande, os líderes de cinco países africanos, Nigéria, Chade, Camarões, Níger e Benin, poderiam participar da cúpula.

Mais de 200 estudantes foram sequestradas no sudeste da Nigéria pelo Boko Haram em 14 de abril. Essas meninas são tratadas como "escravas" e serão "vendidas" ou "forçadas a casar", afirmou o líder do grupo extremista em um vídeo obtido pela AFP em 5 de maio.

O sequestro provocou comoção em todo o mundo, e muitos países ofereceram ajuda à Nigéria para resgatar as jovens ainda cativas.

Foto: Arte Terra

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade