PUBLICIDADE

Europa

França: parlamentar recebe ameaça por apoiar casamento gay

22 abr 2013 - 09h43
(atualizado às 10h47)
Compartilhar
Exibir comentários
 Claude Bartolone participa de sessão da Assembleia Nacional em 16 de abril
Claude Bartolone participa de sessão da Assembleia Nacional em 16 de abril
Foto: Reuters

O presidente da Assembleia Nacional Francesa, Claude Bartolone, recebeu nesta segunda-feira uma carta de ameaça que continha pólvora e advertia sobre as "consequências" de submeter a votação a legalização do casamento homoafetivo,que está previsto para amanhã.

A carta, digitada em computador, foi analisada pelos serviços de segurança da Assembleia antes de chegar a Bartolone, informou a emissora France Info, que detalhou que foi entregue aos artífices para seu estudo. O presidente da câmara dos deputados é tratado na carta como "presidente da República Socialista Soviética".

Assinada pelo grupo Interação de Forças Armadas, a carta de uma página continha em seu envelope pólvora de munição e advertia sobre o perigo que correm os socialistas caso seja votada a legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo. Caso o "ultimato" do grupo não seja cumprido, a carta prometia que "a família política" de Bartolone vai "sofrer fisicamente", assinalou a emissora.

A carta termina com outra ameaça: "Nossos métodos são mais radicais e rápidos que as manifestações. Vocês queriam guerra e a terão". A Promotoria de Paris abriu uma investigação sobre o fato.

A ameaça acontece às vésperas do voto definitivo da lei que autoriza o casamento homoafetivo e um dia depois da terceira grande manifestação contra o projeto que é uma das promessas eleitorais do presidente, François Hollande. A ameaça se soma a um aumento das agressões e dos ataques homofóbicos registrados pelas associações de homossexuais.

O ministro do Interior, Manuel Valls, denunciou que as manifestações contra o casamento homossexual estão "libertando o discurso homófobo". "Quando se ataca os gays e as lésbicas, quando se bate neles, é porque se libertou esse discurso", declarou Valls na emissora Europe 1. E acusou o deputado conservador Henri Guaino de "parcial" por não respeitar "a democracia".

Valls reconheceu que as manifestações contra o casamento homossexual reúnem muita gente, mas afirmou que "são uma minoria, comparada aos milhões de franceses que votaram em François Hollande", que prometeu legalizar o casamento homossexual.

Segundo a polícia, 45 mil pessoas participaram da manifestação de ontem, domingo, em Paris, para pedir a retirada da lei do casamento homossexual. Guaino, muito próximo ao ex-presidente Nicolas Sarkozy, denunciou a manipulação dos números por parte das autoridades, enquanto os organizadores da manifestação disseram que a participação foi de 270 mil pessoas.

Os deputados votarão amanhã o texto que legaliza o casamento entre pessoas do mesmo sexo, lei que será adotada graças à maioria parlamentar de esquerda.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade