PUBLICIDADE

Europa

França: líder opositor renuncia após escândalo de fraude

Chefe de partido conservador aceitou deixar o cargo em meio a investigação relacionada a faturas falsas

27 mai 2014 - 09h34
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Jean-Francois Cope, l&iacute;der do partido de centro-direita franc&ecirc;s UMP (Uni&atilde;o por um Movimento Popular) participa&nbsp;de um com&iacute;cio, nesta foto de arquivo, feita em&nbsp;5 mar&ccedil;o, em Estrasburgo</p>
Jean-Francois Cope, líder do partido de centro-direita francês UMP (União por um Movimento Popular) participa de um comício, nesta foto de arquivo, feita em 5 março, em Estrasburgo
Foto: Reuters

O líder do principal partido de oposição na França, o UMP, Jean-François Copé, concordou nesta terça-feira em deixar seu cargo em meio a alegações de fraude no financiamento partidário, segundo representantes da legenda, o que provocou uma corrida pela vaga do partido conservador na disputa da eleição presidencial de 2017.

Fora o ex-presidente Nicolas Sarkozy, grandes concorrentes na legenda incluem o ex-premiê François Fillon, de centro, e Alain Juppé, cujos esforços como primeiro-ministros nos anos 1990 para reformar o Estado de bem-estar francês levaram a semanas de protestos nas ruas.

Representantes do UMP disseram que os líderes partidários concordaram em colocar uma equipe temporária para liderar o partido, composta por Fillon, Juppé e Jean-Pierre Raffarin, outro ex-premiê, até a escolha do novo líder, prevista para outubro.

As finanças do partido foram submetidas a um investigação legal após alegações no começo deste ano de que uma companhia de eventos contratada para a candidatura de reeleição de Sarkozy, em 2012, foi contratada por representantes do partido para produzir ordens de pagamento falsas no valor de milhões de euros, a fim de cobrir o excesso de custo da campanha.

Copé, que era secretário-geral do partido na época, repetidamente alegou não ter conhecimento de qualquer ilegalidade, mas enfrentou crescente pressão de membros do partido para sair do cargo.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade