PUBLICIDADE

Europa

Diversas vigílias no Brasil homenageiam vítimas dos atentados de Paris

15 nov 2015 - 21h29
Compartilhar
Exibir comentários

Centenas de franceses e brasileiros se juntaram neste domingo às diversas vigílias organizadas pelas delegações diplomáticas da França no Brasil, para mostrar sua solidariedade às vítimas e condenar os atentados terroristas que assolaram as ruas de Paris na sexta-feira passada.

No Rio de Janeiro, a vigília aconteceu no Largo do Machado, onde apesar de uma chuva fraca alguns dos presentes acenderam velas pelos 129 mortos e centenas de feridos, vítimas dos atentados terroristas.

O cônsul geral da França no Rio de Janeiro, Brice Roquefeuil, assinalou durante o ato que agora o mais importante é "a unidade" e se manter juntos na hora de defender os valores comuns, agradecendo "ao povo brasileiro e aos cariocas por sua solidariedade com o povo francês neste momento terrível".

Para surpresa de alguns transeuntes que passavam pela região, se pôde escutar como de forma espontânea alguns dos presentes entoarem a Marselhesa, o hino nacional da França, melodia à qual seguiram outras canções clássicas francesas.

Em São Paulo, centenas de pessoas, entre elas vários turistas, se reuniram em frente ao Consulado francês na Avenida Paulista.

Entre os presentes, alguns dos quais agitavam bandeiras francesas, se destacou a presença de alguns dos integrantes da escola de samba Vai-Vai, que fizeram uma homenagem especial ao país.

Na capital Brasília, as cerca de 200 pessoas que se concentraram em frente à sede da Aliança Francesa, a principal instituição encarregada de promover a língua francesa no mundo, cantaram primeiro o hino nacional da França e começaram depois uma breve passeata pelos arredores.

Todos estes atos responderam à convocação feita ontem pelo embaixador da França no Brasil, Laurent Bili, que expressou em comunicado oficial seu desejo de que estas vigílias servissem para "homenagear as vítimas", assim como para mostrar tanto "solidariedade" como "união contra os terroristas".

As homenagens começaram de maneira simultânea às 17h, tanto nas principais cidades do país, como em outras capitais menores, como Palmas, capital de Tocantins, onde a comunidade francesa se reuniu em frente ao Monumento da Bíblia, na Praça dos Girassóis.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade