PUBLICIDADE

Europa

Comissão sobre pedofilia vai voltar a se reunir no Vaticano

Grupo terá o dever de informar a situação das crianças que sofreram abusos por parte do clero

17 set 2014 - 15h58
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Grupo deve instituir protocolos de segurança, códigos de conduta, o controle de antecedentes criminais e avaliações psiquiátricas para o ministério sacerdotal</p>
Grupo deve instituir protocolos de segurança, códigos de conduta, o controle de antecedentes criminais e avaliações psiquiátricas para o ministério sacerdotal
Foto: Getty Images

A comissão internacional instituída pelo papa Francisco para a proteção de crianças e menores de idade voltará a se reunir nos dias 4 e 5 de outubro, segundo o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi.

Os encontros serão os primeiros comandados pelo secretário-geral do órgão, monsenhor Robert Oliver, nomeado para o cargo em 10 de setembro. A comissão já tem como membros o arcebispo de Boston, Sean Patrick O'Malley; a irlandesa Marie Collins, que foi vítima de abusos sexuais; a professora de psiquiatria inglesa Sheila Hollins; a francesa Catherine Bonnet, especialista em psicologia; o jurista italiano Claudio Papale; a ex-premier polonesa Hanna Suchocka; o jesuíta argentino Humberto Miguel Yáñez; e o jesuíta alemão Hans Zollner.

Na próxima sessão, o órgão deverá escolher novos integrantes. A comissão terá o dever de informar a situação das crianças que sofreram abusos por parte do clero, sugerir medidas para serem adotadas e propor nomes de pessoas adequadas para a implantação sistemática destas novas iniciativas, incluindo laicos, religiosos e religiosas que tenham experiência no contato com as vítimas e na aplicação de leis que protejam os menores de idade.

O grupo também deve instituir protocolos de segurança, códigos de conduta, o controle de antecedentes criminais e avaliações psiquiátricas para o ministério sacerdotal, além de colaborar com as autoridades civis para a identificação de possíveis crimes.

Fonte: ANSA Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade