O capitão do navio Costa Concordia, Francesco Schettino, disse nesta segunda-feira que está sendo acusado indevidamente pelo naufrágio que matou 32 pessoas durante audiência e disse que o timoneiro indonésio Jacob Rusli contribuiu para o acidente por não ter obedecido sua ordem. Até agora, a primeira audiência deste processe tinha sido realizada em 17 de julho e após uma pausa, foi retomada com as declarações dos peritos.
O almirante Giuseppe Cavo Dragone, o responsável dos peritos nomeados pelo juiz instrutor, explicou que mesmo que o timoneiro do cruzeiro tenha realizado a manobra indicada com 13 segundos de atraso, "de todas maneiras não teria evitado o impacto".
Após a declaração do almirante, Schettino pediu para falar e assegurou que o timoneiro "não cumpriu corretamente" suas ordens. "No momento no qual pedi ao timoneiro que virasse, seu erro foi o de não fazê-lo em seguida, já que o navio tinha uma aceleração para a direita", disse Schettino. O capitão acrescentou que "se não tivesse existido o erro do timoneiro de não virar o navio para a esquerda, ou seja, para evitar o choque, não teria ocorrido o impacto".
O advogado de Schettino, Francesco Pepe, indicou aos meios de comunicação italianos que seus peritos comprovaram que se o timoneiro tivesse realizado esta manobra como tinha sido pedido, o cruzeiro não teria sofrido o impacto.
A defesa do capitão do Costa Concordia voltou a pedir, além disso, que seja realizada uma perícia na sala de comandantes do navio, que agora pode ocorrer depois que o cruzeiro foi endireitado e descansa sobre uma plataforma artificial.
24 de setembro - Senhor osberva o Costa Concórdia sentado em banco na ilha de Giglio
Foto: AP
17 de setembro - O Costa Concordia foi endireitado nesta terça-feira após operações que levaram cerca de 19 horas
Foto: Reuters
17 de setembro - Lancha passa em frente ao lado do Costa Concordia que ficou submerso
Foto: Reuters
17 de setembro - Imagem mostra parte destruída do navio
Foto: Reuters
17 de setembro - Parte do casco do Costa Concordia estava submersa desde janeiro de 2012
Foto: Reuters
17 de setembro - Curiosos observam o navio endireitado no início da manhã
Foto: Reuters
17 de setembro - Navio ainda deve ser rebocado do local
Foto: AP
17 de setembro - Trabalho para endireitar o Costa Concordia faz parte da primeira fase do resgate da embarcação
Foto: AP
17 de setembro - Montagem mostra a evolução do trabalho para colocar o navio na vertical
Foto: Reuters
17 de setembro - Complexa operação durou cerca de 19 horas
Foto: AP
17 de setembro - Navio aparece endireitado
Foto: Reuters
17 de setembro - Costa Concordia vai virar sucata
Foto: AP
16 de setembro - Linha negra de musgo marca a parte que estava anteriormente submersa do navio Costa Concordia
Foto: AP
16 de setembro - Membros das equipes de resgate Titan (EUA) e Micoperi (Itália) trabalham para endireitar o Costa Concordia
Foto: AFP
16 de setembro - Curiosos observam a operação no Costa Concordia nesta segunda-feira
Foto: Reuters
16 de setembro - O navio encalhou no dia 13 de janeiro de 2012 a poucos metros da Ilha de Giglio
Foto: AFP
16 de setembro - A primeira fase da operação é considerada pelos especialistas a mais delicada, já que o navio (da altura de um prédio de 10 andares) encalhou em uma área rochosa.
Foto: AFP
16 de setembro - Trabalhadores observam a operação para reerguer o navio
Foto: AP
16 de setembro - Equipe trabalha na operação de reerguimento do navio que encalhou em 13 de janeiro de 2012
Foto: AP
16 de setembro - Imagem tirada da praia de Ilha de Giglio mostra o navio encalhado no horizonte
Foto: AP
16 de setembro - Trabalhadores observam a operação para reerguer o navio
Foto: AP
16 de setembro - Equipe de resgate trabalham na lateral do navio Costa Concordia
Foto: Reuters
15 de setembro - Navio Costa Concordia atrai curiosos e jornalistas de todo o mundo na véspera da operação que tentará trazer à tona o cruzeiro, naufragado há quase dois anos em frente à ilha de Giglio, na Itália
Foto: AFP
15 de setembro - Navio Costa Concordia atrai curiosos e jornalistas de todo o mundo na véspera da operação que tentará trazer à tona o cruzeiro, naufragado há quase dois anos em frente à ilha de Giglio, na Itália
Foto: AFP
15 de setembro - Navio Costa Concordia atrai curiosos e jornalistas de todo o mundo na véspera da operação que tentará trazer à tona o cruzeiro, naufragado há quase dois anos em frente à ilha de Giglio, na Itália
Foto: AFP
15 de setembro - Navio Costa Concordia atrai curiosos e jornalistas de todo o mundo na véspera da operação que tentará trazer à tona o cruzeiro, naufragado há quase dois anos em frente à ilha de Giglio, na Itália
Foto: AFP
15 de setembro - Navio Costa Concordia atrai curiosos e jornalistas de todo o mundo na véspera da operação que tentará trazer à tona o cruzeiro, naufragado há quase dois anos em frente à ilha de Giglio, na Itália
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15 de setembro - Navio Costa Concordia atrai curiosos e jornalistas de todo o mundo na véspera da operação que tentará trazer à tona o cruzeiro, naufragado há quase dois anos em frente à ilha de Giglio, na Itália
Foto: AFP
15 de setembro - Navio Costa Concordia atrai curiosos e jornalistas de todo o mundo na véspera da operação que tentará trazer à tona o cruzeiro, naufragado há quase dois anos em frente à ilha de Giglio, na Itália
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15 de setembro - Navio Costa Concordia atrai curiosos e jornalistas de todo o mundo na véspera da operação que tentará trazer à tona o cruzeiro, naufragado há quase dois anos em frente à ilha de Giglio, na Itália
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15 de setembro - Navio Costa Concordia atrai curiosos e jornalistas de todo o mundo na véspera da operação que tentará trazer à tona o cruzeiro, naufragado há quase dois anos em frente à ilha de Giglio, na Itália
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O capitão é o único que se senta no banco dos réus de Grosseto, onde é realizado o processo, já que o resto dos acusados já foram julgados e tiveram penas inferiores a três anos, por isso que nenhum será preso.
Em 20 de julho, o juiz da audiência preliminar Pietro Molino confirmou as penas de 23 meses e 18 meses aos oficiais Ciro Ambrosio e Silvia Coronica, respectivamente; de 30 ao chefe da cabine, Manrico Giampedroni, e de 34 meses ao chefe da unidade de crise em terra da Costa Cruzeiros, barqueira proprietária do navio, Roberto Ferrarini. Além disso, o timoneiro acusado por Schettino foi condenado a 20 meses de prisão.
O naufrágio do Costa Concordia ocorreu na noite do 13 de janeiro de 2012 depois que o navio se chocou durante uma manobra para se aproximar da costa.
Após mais de 18 meses parcialmente submerso, o navio Costa Concordia foi endireitado na madrugada de terça-feira em uma operação que levou 19 horas para ser concluída. Além de cumprir uma etapa do projeto de desmantelamento do navio, a arriscada operação serviu para trazer à tona áreas anteriormente luxuosas do cruzeiro e que agora servem como prova física do efeito destrutivo do naufrágio que matou 32 pessoas em janeiro de 2012
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Costa Concordia ficou mais danificado do que se previa: