PUBLICIDADE

Mundo

Europa está "ferrada" se seu Parlamento se limitar a Bruxelas, diz Macron

29 set 2020 - 11h41
Compartilhar
Exibir comentários

A Europa está "ferrada" se o Parlamento Europeu parar de se reunir na cidade francesa de Estrasburgo uma vez por mês e só se reunir em Bruxelas, disse o presidente da França, Emmanuel Macron, nesta terça-feira.

Presidente da França, Emmanuel Macron, durante visita a Lituânia
28/09/2020 REUTERS/Ints Kalnins
Presidente da França, Emmanuel Macron, durante visita a Lituânia 28/09/2020 REUTERS/Ints Kalnins
Foto: Reuters

"Neste momento, estou lutando com unhas e dentes pela ideia de que o Parlamento Europeu deveria se reunir em Estrasburgo", disse Macron a universitário em Vilnius, capital da Lituânia.

"Se aceitarmos que o Parlamento Europeu só se reúna em Bruxelas, estamos ferrados, porque em 10 anos tudo acontecerá em Bruxelas e as pessoas só conversarão entre si em Bruxelas", acrescentou.

Na semana passada, Macron se queixou em uma carta ao presidente do Parlamento Europeu a respeito da decisão da assembleia de só realizar sessões em Bruxelas por ora devido à pandemia de coronavírus.

Em tempos normais, os parlamentares se reúnem em Estrasburgo por uma semana a cada mês e na cidade belga de Bruxelas nas restantes. A movimentação mensal custa ao bloco 114 milhões de euros por ano, disseram auditores da União Europeia.

Críticos pedem há tempos que o arranjo seja descartado, mas ele vem sendo mantido principalmente porque a França vetaria qualquer tentativa de fazer as emendas necessárias no tratado da UE.

A França diz que Estrasburgo, que faz divisa com a Alemanha, é um símbolo da reconciliação europeia do pós-guerra e que as instituições do continente não deveriam estar todas centralizadas em uma cidade.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade