PUBLICIDADE

Estados Unidos

Tiroteio em campus de Seattle deixa um morto e três feridos

Suspeito foi contido pelos próprios alunos ao parar de atirar para carregar a arma; segundo a polícia, ele não era aluno do local

5 jun 2014 - 21h58
(atualizado em 6/6/2014 às 04h11)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Parentes de vítimas lamentam o episódio na universidade em Seattle</p>
Parentes de vítimas lamentam o episódio na universidade em Seattle
Foto: AP

Um tiroteio ocorrido nesta quinta-feira no campus da universidade Seattle Pacific, no Estado de Washington, deixou um morto e três feridos, informaram as autoridades, que detiveram um suspeito.

"Um jovem com cerca de 20 anos morreu logo após dar entrada no hospital e uma mulher está na cirurgia em estado crítico. Outros dois jovens, de 22 e 24 anos, se encontram em situação estável", revelou um porta-voz do Centro Médico Harboeview ao canal local KIRO 7. A outra vítima grave teria a mesma idade do jovem que não resistiu aos ferimentos, segundo a agência Reuters

O departamento dos bombeiros de Seattle confirmou no Twitter que levou a um centro médico quatro pessoas baleadas no campus. O capitão da polícia de Seattle Chris Fowler explicou em entrevista coletiva que um homem "entrou com uma arma no prédio e imediatamente encontrou três pessoas, contra as quais abriu fogo".

"Quando o atirador parou para recarregar a arma, um estudante encarregado de vigiar o prédio, situado na entrada (do campus), conseguiu derrubá-lo. Em seguida, outros estudantes pularam sobre o homem, que foi dominado até a chegada da polícia", disse. O incidente aconteceu depois que um "homem branco de aproximadamente 26 anos e que não é aluno do centro", segundo a polícia, que identificou o suspeito como Aaron R. Ybarra, 26 anos.

Um estudante revelou à KIRO 7 que a polícia chegou poucos minutos após os disparos e que o campus foi fechado imediatamente. "Apagamos as luzes e fechamos a porta e as cortinas. Ficamos assustados durante um minuto". Outro estudante disse que contou "cerca de 20 cápsulas" e viu "sangue no tapete" da entrada do prédio.

Em um primeiro momento, a polícia informou a detenção de um homem e a caça a outro, mas posteriormente esclareceu que "o suspeito foi preso e não há mais procurados" em função do incidente.

Segundo a TV local, que cita uma testemunha, havia dois suspeitos em prédios diferentes do campus e um deles atirou dentro de uma sala de aula.

A universidade Seattle Pacific, que tem cerca de 4 mil alunos, cancelou todas as aulas programadas para esta quinta, penúltimo dia de curso.

O prefeito da cidade, Ed Murray, disse em visita ao campus que "mais uma vez a epidemia da violência armada atinge Seattle, uma epidemia de violência que toma conta desta nação". "É um dia de tragédia e perda". Dezenas de estudantes se reuniram nos jardins do campus para rezar pelas vítimas.

O tiroteio ocorre menos de duas semanas após um jovem de 22 anos com problemas mentais matar seis pessoas, incluindo três nas proximidades do campus da universidade de Santa Barbara, na região de Los Angeles.

Ataques em escolas Ataques em escolas: Veja os principais ataques ocorridos em escolas e universidades do mundo

Com informações da Reuters e da AFP.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade