PUBLICIDADE

Estados Unidos

Texas: governador compara homossexualidade com o alcoolismo

13 jun 2014 - 00h49
(atualizado às 04h01)
Compartilhar
Exibir comentários
"Pode ser que eu tenha um código genético que me predisponha a ser um alcoólico, mas tenha o desejo de não sê-lo. Acho que no caso dos homossexuais ocorre o mesmo", disse Rick Perry
"Pode ser que eu tenha um código genético que me predisponha a ser um alcoólico, mas tenha o desejo de não sê-lo. Acho que no caso dos homossexuais ocorre o mesmo", disse Rick Perry
Foto: Reuters

O governador do Texas, Rick Perry, que foi candidato às primárias do Partido Republicano para a presidência dos Estados Unidos em 2012 e é cogitado novamente como aspirante para 2016, comparou a homossexualidade com o alcoolismo em uma conversa em San Francisco, na Califórnia.

"Pode ser que eu tenha um código genético que me predisponha a ser um alcoólico, mas tenha o desejo de não sê-lo. Acho que no caso dos homossexuais ocorre o mesmo", declarou Perry na noite de ontem em uma conversa no Clube Commonwealth da Califórnia que foi registrada e transmitida nesta quinta-feira pela emissora CBS.

A polêmica frase de Perry foi sua resposta à pergunta sobre se considerava se a homossexualidade é uma desordem do organismo e provocou os protestos de alguns membros do público.

O governador republicano do Texas, que está há 14 anos no cargo, deixará seu posto à frente do governo estadual no próximo ano, e são muitas as apostas que lhe situam como candidato dos conservadores às eleições presidenciais de 2016.

As palavras de Perry são divulgadas depois de o braço texano do Partido Republicano mostrar no início deste mês seu apoio às teses dos chamados programas de "tratamento de reparação" para homossexuais, que concebem essa opção sexual como uma desordem "curável".

"Embora se sinta forçado a realizar um determinado estilo de vida, sempre tem a capacidade de decidir que não quer fazer isso", comentou Perry sobre a homossexualidade.

O Clube Commonwealth da Califórnia, no qual Perry realizou os comentários, é uma organização educativa sem fins lucrativos do norte do estado fundada em 1903 e que serve de fórum público para tratar assuntos de interesse geral nos EUA.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade