PUBLICIDADE

Estados Unidos

Rússia: Snowden pode encontrar quem quiser, mas sem prejudicar os EUA

2 nov 2013 - 07h48
(atualizado às 07h48)
Compartilhar
Exibir comentários
Snowden foi fotografado durante passeio de barco na capital russa
Snowden foi fotografado durante passeio de barco na capital russa
Foto: Life News / Reprodução

O ex-analista da CIA, Edward Snowden, é livre para reunir-se com quem quiser, mas sem prejudicar os interesses dos Estados Unidos, assegurou o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, ao jornal Kommersant.

Snowden "se encontra em território da Rússia após receber asilo temporário pela via legal, por isso é livre para reunir-se com quem quiser. Nós não podemos impedi-lo", disse Peskov. 

Ao mesmo tempo, o porta-voz garante que "ninguém lhe permitirá burlar a condição imposta pelo presidente (russo, Vladimir Putin) de não prejudicar os Estados Unidos". Peskov se referia ao fato de que, depois que Snowden chegou no último dia 23 de junho a Moscou procedente de Hong Kong, Putin lhe pôs como condição para conceder-lhe asilo temporário que cessasse suas atividades contra os interesses americanos.

Por outra parte, o porta-voz do Kremlin negou que as recentes revelações aparecidas na imprensa sobre as escutas dos Estados Unidos aos líderes de países aliados tivessem vindo de Moscou. A esse respeito, o assessor legal do ex-analista da CIA, Anatoli Kucherena, assegurou na sexta-feira que seu cliente "já o entregou tudo quando se encontrava em Hong Kong".

Snowden, que vive em paradeiro desconhecido por motivos de segurança desde que recebeu asilo temporário na Rússia, é requerido por Washington após revelar uma trama de espionagem em massa dos serviços secretos americanos.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade